Criança

Conheça 18 doenças que ocorrem na infância

Reunimos algumas doenças mais comuns relacionadas as crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

shutterstock_321961805_

É essencial acumular informações sobre muitas doenças infantis comuns (Foto: Shutterstock)

Só de ver os filhos com dor, com febre, angustiados ou amuados, os pais já ficam com o coração apertado. E nesses momentos, é importante estar bem informado sobre os sintomas, formas de diagnóstico e tratamentos das doenças comuns na infância. Por isso, fizemos uma seleção que indicam os principais problemas de saúde que podem surgir na infância:

Febre

1 – Quando a temperatura das crianças começa a aumentar, a gente se preocupa mesmo: ela pode ser o sinal de muitas doenças. Mas ela mostra que o corpo está lutando contra aquilo que está deixando ele doente. Saiba o que você deve e o que você não deve fazer quando seu filho está com febre.

Anúncio

FECHAR

Nariz

2 – De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 20 milhões de pessoas são asmáticas no Brasil. E quem tem filho com asma sabe como esse problema pode incomodar. Por isso, vale saber 5 formas de evitar a asma infantil.

3 – A rinite é a doença crônica que mais afeta crianças e adultos em todo o mundo.Quando não tratada, ela pode causar outras enfermidades. E isso pode resultar na piora do desempenho escolar.

Intestino

4 – Encoprese é uma palavra associada tanto às crianças que seguram demais o cocô quanto aos pequenos escapes, que sujam a calcinha ou a cueca. Procuramos entender melhor o que é isso.

Esôfago

5 – Principalmente antes dos seis meses de idade, o refluxo é muito comum nos bebês. Ele atinge 50% das crianças e, por isso, deve ser sempre um assunto de extrema importância para os pais. Entenda mais sobre o refluxo e saiba a diferença entre o fisiológico e o patológico

Garganta

6 – A tosse é mais comum em tempos secos pela facilidade que os vírus e as bactérias são transmitidos nessas condições. Por ser um dos sintomas mais comuns de variadas doenças, saiba suas características, causas, diferenças e possíveis tratamentos.

Respiração

7 – Ronco noturno, paradas respiratórias, sono agitado e respiração bucal são sintomas da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que costuma afetar de 0,7% a 3% das crianças. Se o seu filho estiver roncando, leve-o ao médico.

Rins

8 – A insuficiência renal é uma doença grave que acomete também crianças e adolescentes, afetando o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Saiba dos sintomas que possam indicar a doença renal em crianças.

9 – Pedra dos rins é associada a adultos. É importante lembrar que crianças também podem ter pedra nos rins. Veja como identificar e tratar.

Dentição

10 – Passageiro ou não, o bruxismo é o hábito de apertar ou ranger os dentes inconscientemente, tanto de dia quanto de noite. Saiba mais sobre o hábito de bater os dentes.

Ouvido

11 – A otite é, hoje, a segunda ou primeira causa de procura de pais e mães ao pediatra e a maior causadora de prescrição de antibióticos para crianças. Com a dor, elas costumam ficar mais irritadas e agitadas o que é frequentemente confundido com a hiperatividade. Leia sobre as diferenças

12 – Seu filho está ouvindo bem? Esta pergunta é de extrema importância, já que o diagnóstico precoce da perda de audição ajuda a não prejudicar o desenvolvimento da criança. Conheça as formas de perceber o problema, os tipos de perda de audição e o teste feito para diagnosticar.

Pele

13 – Cada vez mais, crianças menores de 12 anos estão frequentando clínicas pediátricas e de dermatologias à procura de tratamento para as espinhas. Saiba o motivo da acne não ser mais problema só de adolescentes

14 – Nem toda mancha na pele, que coça e descama é micose. Mas os pais devem ficar atentos para conhecer os sintomas, o que é fundamental para saber a hora certa de procurar um médico para micoses em crianças.

15 – De repente, você olha para o seu filho e percebe que a pele dele está vermelha e irritada. Para ajudar, dê uma olhada no nosso guia para alergias de pele.

16 – O número de pessoas contaminadas com o vírus da catapora aumenta principalmente entre as crianças de até 10 anos, sendo que os casos da doença subiram 29% em 2015. Leia nossa matéria para saber como escapar das bolhas e erupções cutâneas.

Tireoide

17 – O hipotireoidismo acontece quando a glândula tireoide não consegue trabalhar o quanto deveria. Ganhar peso, crescer demais para a idade e histórico da doença na família são alertas para procurar um médico. Leia mais sobre os tratamentos e sintomas.

Colesterol 

18 – O colesterol alto é mais frequente em adultos, mas está cada vez mais comuns que crianças tenham o problema. Por isso, é importante se atentar ao colesterol ruim, conhecido como LDL. Entenda as causas mais comuns e como tratar.