Criança

Problemas na hora do cocô? Pode ser encoprese infantil

Saiba o que fazer quando a criança não consegue ir ao banheiro

Carolina Piscina

Carolina Piscina ,filha de Ana Maria e Osvaldo

encoprese infantil

(Foto: Shutterstock)

Você pode até achar que “encoprese” é uma palavra muito estranha e deve significar algo bem complicado, mas não é bem assim. Esse é o nome dado ao problema que as crianças têm quando seguram demais o cocô. Outra coisa que também pode acabar acontecendo e leva o mesmo nome, são pequenos escapes, que sujam a calcinha ou a cueca.

Consultamos o pediatra Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, para entender melhor o que é isso. A encoprese infantil ocorre principalmente depois que a fralda é tirada, sendo mais comum entre 2 e 4 anos de idade. Quando isso acontece, as crianças sentem cólica e, muitas vezes, existe um sangramento quando elas vão ao banheiro, por causa de fissuras no bumbum. É comum também que elas chorem quando tentem ir ao banheiro, porque sentem muita dor.

Leia também

Anúncio

FECHAR

O cocô noturno

Como detectar doenças pelo cocô do bebê

Tudo que você precisa saber sobre o cocô do seu filho

Os pais devem estar atentos, mas não precisam se descabelar. O tratamento existe e é simples. Quando levar o seu filho ao pediatra, ele fará o diagnóstico baseado no histórico da criança. O tratamento é feito com algum tipo de medicamento natural a base de fibra. Apenas mudanças na dieta não serão suficientes para resolver o problema.

Além do medicamento, é recomendável criar bons hábitos, como fazer cocô sempre no mesmo horário e ter paciência com a criança. Os pais precisam saber que esse é um processo lento e os sintomas vão e voltam. Consulte o seu pediatra!