Criança

Atchim! Rinite alérgica pode afetar o desempenho escolar das crianças

Quando não tratada, a rinite pode causar outras doenças

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

rinite nas crianças

Há uma relação direta entre a rinite a a produtividade (Foto: Shutterstock)

A rinite é a doença crônica que mais afeta crianças e adultos em todo o mundo. Quando não tratada, ela pode causar outras enfermidades, como asma e sinusite, otites, crises de bronquite, laringites e pneumonia. Segundo  Levon Mekhitarian Neto, médico otorrinolaringologista e Mestre em Ciências da Saúde, pai de Caio e Marina, há uma relação direta entre a rinite e a baixa produtividade.

 Leia também

Por que lavar o nariz da criança?

Anúncio

FECHAR

O que você deve e não deve fazer quando seu filho estiver com febre

Dia Mundial da Audição: veja como identificar problemas nas crianças

Por causar obstrução nasal, a criança pode ter dificuldade para respirar durante a noite e até apneia, em que a respiração é interrompida e retomada. Assim, tem um sono agitado e não consegue descansar. “Na escola, ela pode não conseguir se concentrar nas lições e ficar irritada”, diz o especialista. O tratamento é muito importante para que a vida escolar e social não seja afetada.

“Hoje os medicamentos como antialérgico e spray nasal não dão tanto sono”. De acordo com o médico, a homeopatia é uma opção e tem a vantagem de não ter contraindicações, principalmente para as crianças menores de três anos. A melhor forma de tratar é acompanhar para que não ocorram as complicações. Nas otites de repetição, por exemplo, a audição pode ficar comprometida, atrapalhando no aprendizado e na socialização. “Uma criança que não está ouvindo bem tem o convívio social afetado”, reforça Levon.

12 dicas para te ajudar na hora de colocar as crianças para dormir

Guia da tosse

Seu filho ronca? Saiba quando é normal e quando é um problema

O diagnóstico é simples e o pediatra pode apontar o problema nas consultas de rotina. “Não existe um resfriado que dure muito tempo. Se passou de uma semana, deve-se desconfiar da rinite alérgica”. O otorrinolaringologista também recomenda que, após os sete ou oito anos de idade, a criança faça um teste alérgico. Algumas medidas preventivas são a higienização de brinquedos e do local onde a criança dorme.

Rinite x Resfriado

Os sintomas são parecidos e podem ser confundidos. Saiba como diferenciar:

Rinite

– Obstrução nasal

– Espirros constantes

– Coriza

– Coceira

Resfriado

– Febre

– Mal-estar

– Dor no corpo

– Dor de cabeça