Bebês

Entenda as fases do sorriso do bebê e seu desenvolvimento da fase

Saiba quando ele vai sorrir e o que significa cada sorriso

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Os sorrisos virão por volta de três meses (Foto: Shutterstock)

Os sorrisos virão por volta de três meses (Foto: Shutterstock)

Acredite ou não, o seu bebê já sorriu, provavelmente, muito antes de ele nascer. Os bebês podem sorrir muito cedo na vida, mesmo no útero, diz Mark Gettleman, M.D., pediatra e proprietário do Dr. Goofy Gettwell Pediatrics, em Scottsdale, Arizona. Esses primeiros sorrisos não são intencionais ou uma resposta a qualquer coisa; eles são sorrisos de reflexo, semelhante aos bruscos movimentos de braço e de perna que acontecem no corpo do seu filho, diz o Dr. Gettleman. Mas em pouco tempo depois, o seu bebê mostra seu primeiro sorriso “real” (e de propósito!). E você, por sua vez, estará sorrindo de volta com um sorriso bobo.

Tipo de desenvolvimento: social, visual, emocional

O primeiro sorriso verdadeiro do seu bebê diz muito sobre o seu desenvolvimento. É um sinal de que sua visão melhorou e que ele é capaz de reconhecer o seu rosto. O sistema nervoso amadureceu o suficiente para eliminar sorrisos de reflexo e ele agora está ciente de que sorrir é uma maneira de se conectar com os outros. Seu filho também está começando a perceber que os seus sentimentos tem um efeito direto sobre as pessoas ao seu redor. Ele vai sorrir para expressar prazer, excitação, contentamento e felicidade. Considere como sua maneira de dizer: “Ei, mãe, você está fazendo um bom trabalho!”.

Anúncio

FECHAR

Leia também

Entenda as fases do desenvolvimento da linguagem e da fala do bebê

Maneira de falar com a criança hiperativa reduz a euforia; veja dicas

Entenda a diferença entre refluxo fisiológico e patológico

Quando esperar o sorriso aparecer

O sorriso reflexo vai desaparecer pelos dois meses de idade e o seu primeiro real vai fazer uma aparição em algum lugar entre um mês e meio e três meses (ou seis e 12 semanas) da vida. Você vai saber a diferença entre um reflexo e um sorriso real, como o momento e a duração. Geralmente, sorrisos reflexos tendem a ser mais curtos e ocorrem aleatoriamente, quando o bebê está dormindo ou cansado. Já os sorrisos reais, por outro lado, ocorrem em resposta a algo, como ver o rosto de sua mãe ou ouvir a voz aguda de um irmão e eles são consistentes, explica o Dr. Gettleman. Quando for real, você vai ver a emoção expressa nos olhos do seu bebê.

Se você ainda estiver esperando para ver os lábios do seu bebê formarem um sorriso, há algumas coisas que você pode fazer para incentivar, como falar com ele muitas vezes (certifique-se de que você está dando tempo para “responder”), fazer contato visual com frequência e sorrir para ele durante todo o dia. Seja meio bobo, também. Faça caretas e ruídos, imite sons e comportamentos animais ou faça cócegas na barriga. Só não exagere. “Os bebês estão desenvolvendo a capacidade de regular suas emoções e pode não ser bom se eles receberem muito estímulo”, diz psicólogo infantil David Elkind, Ph.D., autor de Parenting on the Go: Birth to Six, A to Z. Dê um pouco de fôlego e tente novamente mais tarde.

Sinais de que seu filho está com gases e como resolver

Por que o humor é tão importante para as crianças?

Veja as 9 frases que você precisa falar aos seus pais quando tiver um filho

Quais etapas do sorriso você deve esperar

Depois do primeiro sorriso, ele vai repetir várias vezes. E por que não deveria? Quando ele sorrir, seus olhos brilharem e ao ver você retribuindo com um sorriso radiante: ele vai procurar isso! Primeiramente, a cara feliz do seu bebê será uma mistura de estimulação vocal e visual, diz Dr. Elkind. Portanto, ele pode ficar encantado ao ver você cantando uma canção de ninar ou convencendo ele de trocar a fralda. Mais tarde, quando sua visão estiver mais madura, ver o rosto das suas duas pessoas favoritas (você e seu parceiro!) será suficiente para fazê-lo sorrir. Você vai ser o destinatário da maior parte dos sorrisos do seu bebê, mas ele também vai trocar sorrisos com os outros (isto pode ser a ansiedade de encontrar alguém estranho, quando ele tiver cerca de seis meses). Com a prática, seu bebê vai ficar mais sorridente e, ao sentir prazer em ver as reações das pessoas, ele vai adicionar efeitos sonoros, diz o Dr. Gettleman. “Vai começar com pequenos sons no início, e, em seguida, levar a pequenos risos e ondas de risadas”, diz ele. Pelos cinco meses, seu bebê pode surpreendê-lo com risos e gritos de felicidade.

No que ficar de olho

Embora você esteja, provavelmente, ansioso para ver o sorriso do seu filho, uma falta de primeiros sorrisos não significa necessariamente que ele é infeliz ou que algo está errado. As crianças sorriem em momentos diferentes e alguns podem precisar de algumas semanas extras. Mas se o seu bebê não está sorrindo quando tiver por volta de três meses, comente com o pediatra.

Qual é a idade certa para começar com a disciplina?

10 fatos estranhos sobre os bebês que você nem imaginava

Choro não! Porque você não deve deixar a criança chorando até cansar