Bebês

10 fatos estranhos sobre os bebês que você nem imaginava

Acontece tanta coisa durante o processo de desenvolvimento das crianças que algumas curiosidades nós precisamos contar!

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

fatos estranhos sobre bebês

Os recém-nascidos, assim que chegam, já trazem um milhão de novas descobertas para toda a família. Tipos de choro, tipos de cocô, horas de sono… Tudo é novidade e o que acontece muda de bebê para bebê. Mas alguns fatos um pouco estranhos que você nem imagina que seu filho tenha passado por isso (algumas vezes ainda dentro do seu útero)!

1) No útero, os bebês ganham bigodes e depois comem

Anúncio

FECHAR

Quando a gravidez está mais ou menos no quarto mês, os bebês ganham pelos bem fininhos acima da boca, que depois se espalham por todo o corpo. Este cabelo é chamado de lanugo, é comido pelo bebê e cai antes do nascimento. Depois de digerido, esse pelos farão parte das primeiras fezes do bebê. Chamado de mecônio.

2) Os bebês dobram de peso durante os primeiros cinco meses de vida

Agora ele se alimenta a todo o momento com algo potente: o leite materno. Mesmo os bebês que não mamam no peito também recebem fórmulas ou outros complementos que ajudam no crescimento e no fortalecimento do organismo. Por isso, crescemos rápido. Não parece nada de mais, mas imagine você ganhar todo o seu peso em apenas 5 meses?

3) Além da língua, os bebês têm papilas gustativas nas laterais e no céu da boca

Isso desaparece conforma eles vão crescendo, mas no início é muito importante para desenvolver o paladar, principalmente nos primeiros meses de vida.

4) Em algumas meninas recém-nascidas, pode ocorrer um tipo de menstruação

É algo completamente normal. Quando os bebês estão no útero, eles absorvem alguns hormônios da mãe. Por isso, logo que nascem, algumas meninas apresentam um leve sangramento vaginal, que dura só alguns dias.

5) Os bebês já nasceram com 75% do tamanho dos olhos de um adulto

Por isso parecem que eles têm olhos tão grandes! Ao longo da vida, os globos oculares só vão crescer mais 25%!

6) Bebês dormem de olhos abertos

Isso é bem comum de acontecer: o bebê cai no sono, mas continua com os olhos abertos e em movimento.

7) Meninos têm ereções tanto dentro do útero quanto quando são recém-nascidos

Como o bebê ainda está desenvolvendo seu sistema nervoso e seu sistema hormonal, é comum que isso aconteça. Não se assuste! Faz parte do desenvolvimento do seu filho!

8) Os bebês nascem com 70 ossos a mais que os adultos

Com o tempo esses ossos acabam se tornando um só, como é o caso do crânio, que no início é formado por várias placas que se sobrepõem para passar pelo canal vaginal.

9) Quando os bebês recém-nascidos choram, eles não produzem lágrimas

No início, na verdade, eles não estão chorando, estão gritando. Depois de algumas semanas eles começam a produzir as lágrimas.

10) Os bebês sofrem amnésia

É por isso que você não se lembra da maioria das coisas que fez enquanto ainda era crianças. A amnésia infantil acontece com todo mundo por volta dos 7 anos de idade e apaga as memórias dos eventos bons ou ruins.