Pais

Veja as 9 frases que você precisa falar aos seus pais quando tiver um filho

VOCÊ É PAI, ENTÃO É HORA DE RECONHECER A EDUCAÇÃO QUE RECEBEU

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

"Desculpe" é uma das frases que deveria ser dita (Foto: Shutterstock)

“Desculpe” é uma das frases que deveriam ser ditas (Foto: Shutterstock)

Quando você é jovem e livre, tudo parece fácil. Mas, depois que você se torna pai ou mãe, seu mundo vira de cabeça para baixo. Isso lhe faz entender que seus próprios pais foram, de fato, ótimos. Eles lidaram com todo tipo de “palhaçadas” de criança, sem deixar de ser legal (pelo menos na maioria das vezes).

Leia também

Por que você não deveria falar sobre dieta e peso com sua filha

Anúncio

FECHAR

Policial amamenta recém-nascida abandonada e evita morte da bebê

Super fácil deixar os bebês na escolinha, brinca Igor Rickli

Então agora que você cuida de um ser humano, é hora de refletir sobre os esforços de seus próprios pais e dizer algumas palavras importantes. A primeira frase deveria ser esta: obrigado.

E aqui estão oito outras para ser consideradas:

1. “Estou feliz que você me disse ‘não’'”
Toda criança quer ficar acordada até tarde, comer somente o macarrão (e não os legumes) e ver TV até o olho secar. Mas impondo limites, seus pais lhe mantiveram saudável e seguro, além de mostrar que você estava sendo cuidado. Agora, quando seus filhos ficam bravos por escutarem um “não”, você sabe o quanto essa palavra precisa ser dita.

2. “A leitura realmente é importante”

“O Pequeno Príncipe”, “Reinações de Narizinho”, “Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias”: antes de você ser mandado rápido para a cama, seus pais tiravam tempo para se aconchegar e ajudar-lhe a ler. Todas essas noites de leitura lhe transformaram em um amante dos livros e você está passando essa importante tradição para seus próprios filhos.

3. “As refeições que você preparava eram demais”

Enquanto você está na cozinha, tentando fazer aquela mesma receita com frango para as crianças, é a melhor hora para parabenizar sua mãe, pois colocar algum tipo de prato bonito e gostoso na mesa quase todas as noites é um pequeno milagre. P.S.: Você deve dizer também que não deveria ter ignorado as muitas chamadas para ir comer, nem ter empurrado as ervilhas para o canto do prato.

4. “Na verdade, nós gostávamos da babá de sábado à noite”

Cuidar de um filho e não deixar que ele faça “arte” todos os dias é cansativo, então naturalmente mães e pais precisam de uma noite de descanso. Mas, quando eles saíam à noite, podiam ouvir choros e reclamações que pareciam surgir de uma criança torturada. No entanto, esse choro parava instantaneamente, quando a mãe e o pai passavam pela porta, já que a babá do sábado à noite era, sim, divertida, e sempre brincava com você.

Conheça 9 razões completamente normais que fazem o bebê chorar

5. “Você estava certo a respeito daquela garota”

Seu pai disse que ela não estava sendo justa e que uma amiga de verdade não trataria alguém assim. Mas crianças não ouvem e, mesmo sabendo disso, você continua dando conselho a seus filhos.

6. “Que bom que você me esperou chegar em casa”

Algumas mães vão para a cama quando os filhos vão a uma festa ou um encontro. Mas talvez a sua esteve lá, cochilando no sofá ou lendo em voz alta para não dormir até que você chegasse. E, enquanto você insistia que podia tomar conta de si mesmo, sua mãe queria ter certeza que você chegaria em segurança a sua casa. Seu filho pode não ter chegado na idade de sair ainda, no entanto, você provavelmente terá a mesma atitude de sua mãe.

7. “A tia Alice era muito engraçada”

Crianças não pulam de alegria quando precisam visitar parentes no fim de semana. Pais ouvem muitas reclamações, como o quanto seu filho gostaria de estar com os amigos. Porém os laços da família são importantes e seus pais queriam que você tivesse isso. Porque você se reuniu com seus familiares nos feriados e nas férias, é possível ter uma relação próxima com eles hoje.

8. “Desculpe”

Argumentar, gritar, mentir, bater no seu irmão – e a lista continua – é assustadoramente similar às atitudes do seu filho hoje. Por que não escrever para sua mãe e dizer que ela era uma santa por educar-lhe? Ela sabe disso, é claro, mas vai ficar feliz se você tirar um tempo para dizer isso.