Publicado em 09/02/2016, às 13h00 - Atualizado às 13h10 por Redação Pais&Filhos
O casal Aniyia Williams e Marco Rogers, que moram São Francisco, sabem o quão difícil é reconhecer um trabalho de parto. O pai contou no Twitter que acabou ajudando sua filha nascer em casa mesmo, porque não deu tempo de chegar ao hospital. No fim, deu tudo certo, mas o relato é cômico.
Leia também
4 exercícios que ajudam a se preparar para o parto
8 coisas que ninguém te contou sobre depressão pós-parto
4 respostas sobre o uso de cinta no pós-parto
O trabalho de parto difere de mulher para mulher, então é difícil generalizar como ele começa. Mas a enfermeira enfermeira obstetra Cinthia Calsinski reuniu as principais ocorrências que anunciam que é chegado o momento do bebê nascer:
1- Rompimento da bolsa
Pode ser rompimento baixo, próximo à vagina, no qual a mulher sente um líquido escorrendo ou um cheiro parecido com água sanitária, ou rompimento alto, em que o volume de água geralmente é menor. Quando a quantidade é pequena, o que chama a atenção da mulher é o odor característico.
No caso de rompimento da bolsa, sabe-se que o parto está próximo. Porém apenas o rompimento, sem contrações, não indica trabalho de parto ativo e pode ser necessário a antibioticoterapia (emprego de antibióticos no tratamento de infecções causadas por bactérias) após algumas horas que a bolsa se rompeu.
Atenção, grávidas: as novas regras para parto normal e cesárea começam a valer a partir de hoje!
9 segredos sobre a gravidez que ninguém te conta (mas deveria)
2- Saída do tampão mucoso
Sai uma secreção espessa, que protege o bebê de contaminações externas, e normalmente a mulher a percebe na calcinha ou no vaso sanitário. Mas a saída do tampão mucoso não indica necessariamente que o parto está próximo, pois, mesmo depois disso, a mulher pode dar à luz depois de 10 dias ainda.
A saída do tampão só indica que o parto está próximo se houver contrações junto. Se não isso não acontecer, a mulher pode ter que iniciar a antibioticoterapia também.
3- Contrações uterinas ritmadas
De duas a três contrações uterinas ritmadas em 10 minutos indica que já é hora de ir para o hospital. Os intervalos são constantes e a mulher sente cólicas parecidas com uma dor de barriga intestinal, porém há irradiação para a lombar. A cólica é o músculo se contraindo para dilatar o colo uterino e posteriormente expelir o bebê.
Cinthia explica que a mulher pode ficar tranquila nessas situações, porém, em casos de sangramento vivo, rompimento de bolsa com saída líquido esverdeado e contrações fortes com intervalos pequenos, como um minuto, ela deve procurar um atendimento urgente.
Conheça 7 dicas de planejamento para um pós-parto mais calmo
Médicos fazem cesárea, mas bebê nasceu de parto normal. Entenda
Sexo depois do bebê: 7 maneiras para deixar tudo ainda melhor
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos