Publicado em 26/09/2014, às 14h05 - Atualizado em 05/04/2016, às 10h00 por Redação Pais&Filhos
A menstruação – ou melhor, o atraso dela – costuma ser o primeiro sinal de que um bebê está a caminho. A partir do resultado positivo, os próximos meses serão livres de cólicas menstruais, TPM e fluxos de sangue. Até aí, não tem novidade, certo? Mas o que muitas mulheres não sabem e só descobrem na prática é que logo após o parto começa um sangramento que pode durar por volta de 40 dias. “Isso ocorre porque o corpo está eliminando o material que revestia o útero durante a gestação”, explica a ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli. O fluxo costuma ser mais intenso do que o da menstruação e, em geral, é mais irregular.
Leia também: /mae-tambem-e-gente/mitos-e-verdades-sobre-dores-nas-mulheres
Depois desse período, a mulher ainda pode passar meses sem ovular (consequentemente, sem menstruar), porque os hormônios produzidos durante o aleitamento materno bloqueiam a ovulação. Mas essa regra não se aplica se as mamadas não forem fonte exclusiva de alimentação do bebê. “A menstruação retorna quando o bebê deixa de ser apenas amamentado e passa a receber fórmulas ou comidas sólidas”, diz a ginecologista. Nos primeiros meses, é normal que o fluxo menstrual seja mais intenso e que o sangramento dure mais do que antes da gestação, mas isso se normaliza com o passar do tempo.
Leia também: /mae-tambem-e-gente/a-gravidez-muda-a-menstruacao
Nada de achar que as chances de engravidar não existem durante toda a fase em que você está amamentando! O período mais seguro é de até dois meses após o parto; depois disso, é importante que a mulher procure o seu médico para que ele indique um método contraceptivo. É bom lembrar que a ovulação vai acontecer antes da primeira menstruação pós-parto e isso não dá para prever. Quanto aos sangramentos, fique atenta à volta do ciclo menstrual. Se notar a presença de coágulos, mau cheiro, ou se houver febres e calafrios, procure seu ginecologista.
Fontes: Dra. Erica Mantelli, obstetra e ginecologista e Dra. Flávia Fairbank, mestre de ginecolgia pela FMUSP
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Frases que ditas pelos pais podem aumentar a autoestima dos filhos
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Bebês
Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”