Criança

Existe idade ideal para a criança usar aparelho ortodôntico? Saiba

Odontopediatra explica qual o momento ideal de usar esse recurso

Carolina Piscina

Carolina Piscina ,filha de Ana Maria e Osvaldo

(Foto: Shutterstock)

A primeira visita ao odontopediatra deve acontecer quando o primeiro dente surgir (Foto: Shutterstock)

Colocar aparelho ortodôntico não requer uma idade específica. Tudo varia conforme o problema e a maturidade da criança, assim como a opinião do odontopediatra. A primeira coisa a se saber é: a primeira visita ao dentista deve acontecer assim que surgirem os primeiros dentes, para que o especialista oriente sobre a higiene e tenha um acompanhamento com a criança.

Leia também

Amamentar diminui o risco de usar aparelho no futuro

Anúncio

FECHAR

6 mitos e verdades sobre aparelhos dentários que você não sabia!

Seis erros que devem ser evitados ao escovar os dentes

“Se o problema estiver em osso, como mordida aberta ou cruzada, a gente coloca o aparelho o mais rápido possível”, explica a odontopediatra Thelma Parada, mãe de Guilhermina. Mas para isso é importante lembrar que a criança precisa ter maturidade e estar disposta a usar o aparelho.

Nesses casos, a correção costuma ser feita com aparelhos móveis e, caso a criança não esteja pronta, os pais irão travar uma batalha contra ela. Se o seu filho não tiver a vontade ou entendimento necessário, ele provavelmente não irá usar o aparelho como recomendado (durante a quantidade de horas necessárias) ou até mesmo perdê-lo (o que vai sair caro no orçamento).

(Foto: Shutterstock)

O aparelho móvel normalmente pode ser usado mesmo com dentes de leite (Foto: Shutterstock)

“Agora, se o problema é dentário, como quando tem espaço para todos os dentes, mas o dente está torto ou invertido, o tratamento é feito com aparelho fixo. Nesses casos, esperamos a vinda do dente permanente”, afirma Thelma. Lembrando que não é necessário começar a fazer essas correções muito cedo, já que a criança só vai tirar o aparelho quando todos os dentes permanentes estiverem na boca.

A higiene bucal é essencial para todos, mas quando a criança usa aparelho, os cuidados precisam ser reforçados. Os dentes precisam de fio dental e uma boa escovação. O aparelho também deve ser escovado e guardado dentro da caixinha. Nada de enrolar no guardanapo ou jogar dentro da bolsa, isso pode fazer com que ele quebre.

A dolorida hora do dente

3 erros que a gente comete quando o dente está mole

Pasta de dente com flúor: pode ou não pode?