Bebês

Amamentar diminui o risco de usar aparelho no futuro

Força e coordenação na sucção são exercícios importantes para desenvolver ossos e músculos da boca

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

A gente sabe que amamentar é muito importante por várias razões: confere imunidade contra várias doenças, diminui a probabilidade de desenvolver alergias e minimiza os riscos de obesidade. Além de tudo isso, a amamentação tem papel fundamental para a saúde bucal da criança.

A força e coordenação que o bebê faz na sucção é um exercício físico importante para desenvolver os ossos e músculos da boca e contribui para o crescimento e posicionamento correto dos maxilares. Dessa maneira, há um melhor alinhamento dos dentes e diminuem as chances da criança ter de usar aparelhos ortodônticos no futuro.

O esforço da sucção também contribui para que o maxilar inferior do bebê fique equilibrado em relação ao tamanho do maxilar superior, que é maior quando a criança nasce. Fora que esse exercício todo ajuda no desenvolvimento correto da fala mais tarde.

Anúncio

FECHAR

Além disso, criança que mama no peito aprende a respirar corretamente pelo nariz, o que faz uma diferença e tanto para a saúde. Respirando pelo nariz, seu filho deixa de desenvolver diversas doenças, como amigdalites e pneumonias. E não é só: respirar pela boca deixa a dentição e a gengiva ressecados, suscetíveis a cáries e inflamações, pois a saliva protege e limpa os dentes naturalmente.