Criança

6 mitos e verdades sobre aparelhos dentários que você não sabia!

A hora de o seu filho colocar o aparelho pode ser um momento cheio de dúvidas. Nós solucionamos algumas para você!

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Se você já percebeu que seu filho está trocando a dentição por dentes permanentes e percebeu que eles estão um pouco tortos, provavelmente logo você vai procurar um dentista para indicar o melhor tratamento e um ortodontista que possa fazer o acompanhamento adequado.

Se seu filho realmente precisar usar algum tipo de aparelho dentário, muitas dúvidas vão surgir. A odontopediatra Flavia Cury, especialista em ortodontia, nos ajudou a desvendar seis mitos e verdades sobre os aparelhos dentários. Respondemos algumas perguntas que podem surgir em algum momento. Confira:

1) Os aparelhos resolvem qualquer problema nos dentes das crianças?

Anúncio

FECHAR

MITO: Cada aparelho tem uma indicação específica, seja ele ortodôntico ou otopédico. Alguns casos só podem ser corrigidos com cirurgia

2) Dá para usar aparelho durante a dentição de leite?

VERDADE: Algumas crianças têm problemas na mordida, ou seja, na estrutura da boca, e já podem começar a usar aparelho assim que forem diagnosticadas para não comprometer o crescimento ósseo. Em alguns casos o uso de aparelhos pode (e deve) ser indicado antes dos dentes permanentes nascerem.

3) O aparelho fixo pode ser colocado em qualquer idade?

MITO: Esse tipo de aparelho é mais recomendado quando a criança já está na fase dos dentes permanentes, por volta dos 6 ou 7 anos de idade.

4) Depois de usar aparelhos, nunca mais os dentes do meu filho ficarão tortos?

MITO: Conforme as crianças vão crescendo e depois viram adolescentes e adultos, existe uma perda óssea normal que vai acabar movimentando os dentes, fazendo com que eles mudem de posição e possam voltar a entortar.

5) Aparelhos dentários melhoram outras funções no corpo?

VERDADE: Algumas crianças (e até adultos) com problemas respiratórios relacionados à boca e alérgicos conseguem uma grande melhora na função respiratória depois de usar aparelhos.

6) Usar aparelho causa cáries?

MITO: O que causa cárie é não escovar e higienizar a boca da forma certa.  Mas a higiene deve ser redobrada quando a crianças está usando aparelho, porque os restos de comida acabam se acumulando em lugares difíceis de remover. Muitos pacientes precisam tratar várias cáries depois que tiram o aparelho.