Publicado em 04/09/2018, às 13h51 - Atualizado às 13h59 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo
Escuta essa história: ao levar a filha de 7 anos para a escola uma mãe de Oregon, Estados Unidos, percebeu um leve cheiro de cebola, mesmo não tendo nenhum alimento dentro do carro. Algumas semanas depois ela sentiu o mesmo odor enquanto lavava roupa. A mãe pegou uma das camisetas e percebeu que o cheiro estava nas axilas da menina.
Crianças a partir dos 9 anos de idade podem ter espinhas, odor corporal e outras coisas relacionadas à higiene. Porém um estudo recente aponta que “Mesmo que o seu filho ainda não mostre qualquer sinal de puberdade, a partir dos 7 anos é a melhor idade para começar a transferir a responsabilidade pelo cuidado corporal para ele”, diz Wendy Sue Swanson, MD, consultora e pediatra do Hospital Infantil de Seattle.
Se o seu filho começou a suar durante as aulas de educação física ou quando está nervoso, provavelmente é hora de tornar o desodorante parte de rotina matinal dele. “Pergunte se ele percebeu que está suando mais”, aconselha Swanson. “Diga para o seu filho que é normal isso acontecer à medida que a gente envelhece e que o desodorante ajudará a encobrir o odor”.
Dermatologistas estão começando a ver cada vez mais crianças de 7 e 8 anos com acne leve, como brancos e pretos na testa, nariz e queixo. Novas diretrizes de tratamento, apoiadas pela Academia Americana de Pediatria, dizem que muitas vezes você pode tratar acne leve em crianças desta idade com um produto sem receita que contenha peróxido de benzoíla. “Até agora, a pesquisa mostra que é mais eficaz do que o ácido salicílico, outro ingrediente comum cremes”, diz Lawrence Eichenfield, dermatologista pediátrico no Rady Children’s Hospital, em San Diego.
Uma dica é prestar atenção nos ingredientes em produtos vendidos sem receita antes de aplicar no seu filho. E para ajudar na autoestima você pode até mostrar de suas fotos adolescentes com espinhas. Sugira que ele limpe o rosto no mínimo duas vezes por dia com sabonete anticéptico. Não deixe esfregar com muita força, apenas o suficiente para soltar a sujeira oleosa que causam as espinhas.
Mesmo com exames regulares, seu filho ainda pode ter cáries e mau hálito se não cuidar da escovação e comer muitas guloseimas açucaradas. “Muitos pais deixam as crianças escovar e usar o fio dental sozinhas, sem verificar se fizeram um bom trabalho”, diz Mary Hayes, dentista pediátrica de Chicago e porta-voz da American Dental Association.
Os dois erros mais comuns de escovação: não passar o fio-dental sobre a linha da gengiva onde a maioria das placas se acumulam e não escovar a língua, onde as bactérias que causam o mau hálito se desenvolvem.
Se o cabelo do seu filho, de 7 ou 8 anos, estiver começando a parecer oleoso, a puberdade provavelmente não é a culpada. Em vez disso, a culpa pode ser de resíduo de shampoo ou condicionador que ele não retira durante o banho, diz Cozy Friedman, fundador dos salões Cuts for Kids da Cozy, em Nova York. “Algumas mães com filhos dessa idade ainda enxaguam o cabelo das crianças com um potinho”, diz Friedman. Mas como o cabelo de uma criança fica mais longo e mais grosso, é melhor fazer a transição para deixá-la lavar o próprio cabelo no chuveiro.
Leia também:
12 dicas para facilitar sua vida na hora de dar banho no seu bebê
Por que os recém-nascidos precisam de banho de sol?
Bebês
Virginia Fonseca mostra o rosto de José Leonardo pela 1ª vez em vídeo emocionante
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Família
Virginia Fonseca e Zé Felipe divulgam primeiras fotos de José Leonardo
Família vai aumentar! 👨👩👧👦
Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Nasceu! Virginia Fonseca dá à luz José Leonardo, terceiro filho com Zé Felipe
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"