Criança

7 a 10 anos


Esta fase

Seu filho chega à chamada “idade do juízo”. Provavelmente já sabe ler e escrever e tem mais domínio sobre o corpo, sabe se vestir sozinho e dorme bem. É a fase do pensamento lógico com bases concretas: seu pequeno cientista observa, analisa e tira suas conclusões. Além de diferenciar o certo e o errado, ele já distingue o bem e o mal. Agora ele já tem amigos mais duradouros na escola e no prédio.

Seu filho

Mais do que uma autoridade, a criança enxerga os pais – agora – como um modelo a seguir: quer usar as roupas, seguir a mesma profissão, ter o mesmo jeito de falar. Por isso, é normal que, a partir dos 7 anos, ele se torne um filho mais companheiro, que vai compartilhar gostos e momentos com você – vai também te pedir conselhos e te considerar um verdadeiro amigo.

Como ajudar

Para manter esse interesse, principalmente cultural, da criança é chegado o momento de analisar se a vida escolar dela continua fluindo bem. Isso porque, além de um local para brincar e encontrar os coleguinhas, a escola passa a difundir conhecimentos mais profundos. As crianças já têm capacidade de entender melhor a sociedade e a realidade que os cercam, e por isso, conteúdos mais abrangentes – Ciências, História e Geografia – são parte de rua rotina escolar. Seu filho terá mais responsabilidades agora, como provas e testes.

Anúncio

FECHAR

Preocupações comuns

Começa a fase ideal para matricular seu pequeno em alguma atividade física mais competitiva, como futebol, basquete ou vôlei. Ele está pronto para entender melhor as regras, responsabilidades e consequências desses esportes. Desde que estimulada da maneira correta, a competitividade – unida ao entrosamento com outras crianças – é positiva para o desenvolvimento do pequeno.

Você

Chegou a fase dos “por quês”. E não adianta responder “porque sim”, já que ela pode buscar essas respostas em inúmeros lugares – o Google que o diga! – e não é exatamente o que você gostaria, certo? Essa etapa de questionar tudo é parte de um desenvolvimento saudável, já que a curiosidade é a base de um aprendizado de sucesso. Procure responder o que está ao seu alcance da maneira mais sincera e didática que puder.

Pais&Filhos TV