Família

Ator da Globo, Ícaro Silva relata que a mãe o ”achou feio” quando nasceu: ‘’Foi embora do hospital”

Ícaro Silva diz que a mãe teve depressão pós-parto - Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo

Publicado em 11/12/2022, às 13h39 - Atualizado às 13h53 por Redação Pais&Filhos


No último sábado, dia 10 de dezembro, ator Ícaro Silva participou do programa da Rede Globo, ”Altas Horas” e falou sobre  depressão pós-partoque a mãe, Josefa Maria  teve após o nascimento dele. Em conversa com o jornalista Serginho Groisman ele relatou que a matriarca o achou “muito feio” ao nascer e foi embora do hospital. Entretanto, O vilão Leonardo de Cara e Coragem contou que após dois do nascimento dele, Josefa se recuperou dois dias depois e “se tornou uma mãe coruja”.

O assunto do nascimentodele surgiu quando o ator foi questinado por Serginho sobre o nome Ícaro, então ele explicou como sua a mãe estava com depressão pós-parto, foi pai dele que fez a escolha, por ser um amante de mitologia grega. Segundo a lenda, Ícaro era filho de Dédalo e tentou fugir da Ilha de Creta voando com seu pai, mas acabou o desobedecendo e morrendo afogado. O mito simboliza a importância da humildade e de seguir conselhos.

Depressão pós-parto: por que você não deve cuidar só do seu bebê depois do nascimento

A depressão pós-parto costuma acontecer com mulheres logo depois do parto. É um momento que você pode sentir uma tristeza profunda que parece não ter explicação. Mas lembre-se: não é sua culpa! Causada por uma queda brusca de hormônios, natural nesse momento, ela também pode ser atrelada a fatores emocionais e estilo de vida. 

Depressão pós-parto atinge muitas mulheres (Foto: Getty Images)

Atualmente, um novo termo está sendo usado para indicar a depressão pós parto: depressão perinatal. Segundo Dr. Igor Padovesi, pai de Beatriz e Guilherme, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein, para a maioria das mulheres os sintomas já começam durante a gestação.

Sintomas

É normal se sentir triste ou perdida nos primeiros dias de vida com o bebê (até por que tudo é novo). Os sintomas podem estar presentes desde a gravidez até o primeiro ano de vida do bebê, não apenas nos primeiros meses, e podem significar uma depressão pós-parto. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% das mulheres no Brasil desenvolvem depressão pós-parto e 10% delas sofrem com o nível mais severo. Os sintomas são:

Instabilidade de humor

  • Pessimismo
  • Tristeza profunda
  • Culpa
  • Preocupação excessiva com o bebê
  • Ansiedade
  • Pânico
  • Desinteresse
  • Dificuldade de concentração e de tomar decisões
  • Dificuldade de realizar atividades cotidianas que antes eram normais
  • Medo

Segundo o Ministério da Saúde, você também pode sentir:

  • Pensamento na morte ou suicídio
  • Vontade súbita de fazer mal ao bebê
  • Perda ou ganha de peso
  • Vontade de comer mais ou menos do que o habitual
  • Insônia
  • Inquietação e indisposição constante
  • Cansaço extremo
  • Sentimento de indignação ou culpa

Mas em muitos casos,  o principal sintoma pode ser euforia excessiva ou uma necessidade de fazer tudo perfeito.
A doença começa a se agravar quando interfere muito no dia-a-dia ao lado do seu filho e até no de outras pessoas. Muitas vezes, a dificuldades de amamentar e outros problemas que qualquer mãe pode ter logo após a chegada do bebê causam medos, angústias e receios, levando as mães a acreditarem que não são capazes de amamentar seus filhos.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) e publicada na Revista Brasileira de Psiquiatria no mês de março de 2013, cerca de metade das mulheres que têm depressão pós-parto já apresentava os sintomas durante a gravidez. Por isso você sempre deve ficar de olho no que está sentindo.

Cerca de metade das mulheres que têm depressão pós-parto já apresenta os sintomas durante a gravidez (Foto: Getty Images)

Complicação para o bebê

Uma das principais complicações apontadas pelos especialistas é em relação ao vínculo do bebê com a mãe, principalmente nos primeiros dias depois do parto. Segundo o Ministério da Saúde, a criança que não teve o contato necessário com a mãe tem efeitos no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo, podendo resultar em problemas na infância e na adolescência.

A jornalista Fabiana Faria, mãe do João Vitor, precisou da ajuda de uma diarista para conseguir cuidar do filho e superar a depressão pós-parto. “Ela teve a maior paciência, nunca me julgou e me ensinou a ser mãe. Demorou um pouquinho pra eu virar mãe, mas  consegui”

Tratamento e Diagnóstico

Fale com seu obstetra:

Em primeiro lugar, você deve entrar em contato com seu obstetra, não com um psicólogo. Segundo a ginecologista Arícia Galvão, membro da Associação dos Obstetras e Ginecologistas do Estado de São Paulo, filha de Laerte e Maria Helena, quanto mais rápido, melhor, assim o tratamento pode começar logo e você aproveita seu filho como deve.

Segundo Dr. Igor Padovesi, estudos mundiais comprovaram que a maioria das mulheres não abordam seus sentimentos durantes as consultas pré-natais, por isso muitos casos de ansiedade e depressão pós-parto não são diagnosticados e não recebem tratamento adequado.

O especialista explica que pode ser difícil diferenciar alterações emocionais normais e esperadas pela gestação, de um quadro de ansiedade e/ou depressão real, por isso ele e outros médicos usam questionários válidos que funcionam com um sistema de pontuação para descobrir se a mulher deve passar por uma avaliação específica.

Viagem em família: conheça o MSC Yacht Club,uma experiência de estar em um iate dentro do navio do MSC Seashore


Leia também

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Kimberlly e Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Rafa Kalimann - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura