Bebês

Mãe que perdeu filha de 12 dias alerta: “Parem de beijar bebês que não são seus”

Presley alerta para que pessoas não fiquem beijando o bebê dos outros. - Reprodução/ Facebook
Reprodução/ Facebook

Publicado em 11/11/2018, às 18h31 - Atualizado em 17/03/2023, às 08h27 por Redação Pais&Filhos


Em um relato no Facebook, uma mãe alertou as pessoas sobre uma doença aparentemente comum para os adultos, mas que levou sua filha, recém-nascida, de apenas 12 dias a falecer.

A norte-americana Presley Trejo contou que sua filha, Emerson Faye, faleceu após ter sido tocada e beijada por pessoas que a transmitiram o vírus da herpes simples (HSV).

Ao contrário dos adultos, a doença é letal para os bebês, por eles não possuirem o sistema imunológico formado. Mesmo sem se manifestar, a doença pode estar presente no organismo de algumas pessoas e ainda assim transmitir para os recém-nascidos.

A mãe ainda chama atenção para que as outras pessoas não fiquem tocando no bebê de outras pessoas.

Presley alerta para que pessoas não fiquem beijando o bebê dos outros. (Foto: Reprodução/ Facebook)
Presley alerta para que pessoas não fiquem beijando o bebê dos outros. (Foto: Reprodução/ Facebook)

“Todos precisam conhecer o que esse vírus faz com crianças e suas famílias. Pessoal, parem de beijar bebês que não são seus. Lavem suas mãos quando se aproximarem de recém-nascidos. Eu já tinha visto histórias de outras crianças morrendo por causa do mesmo vírus, mas nunca imaginei que aconteceria comigo. Desta vez, aconteceu”, escreve Presley. Trejo explica a forma como a doença se espalha pelo sistema da criança, sem nem deixar que os pais percebam que ela está doente.

“Você espalha o vírus por meio da saliva e quando ele atinge o bebê, vai para o seu corpo muito rápido. Ataca primeiro o cérebro e se manifesta como uma meningite. Ela sobe direto ao cérebro e então se espalha por todos os órgãos”. Segundo a mãe, Emerson nasceu em 25 de julho e faleceu no dia 6 de agosto.

O bebê faleceu após 12 dias de vida. (Foto: Reprodução/ Facebook)
O bebê faleceu após 12 dias de vida. (Foto: Reprodução/ Facebook)

O que é herpes?

A herpes, também conhecida por “beijo de aranha” ou “herpes simples” é causada por um vírus muito comum e que pode ser bastante prejudicial para o embrião ou recém-nascido. Apesar de poder aparecer em qualquer parte do corpo, costuma se manifestar nas genitais, rosto ou lábios.

Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, e como a doença funciona tanto em adultos como nas crianças, conversamos com a dermatologista do Hospital San Gennaro, Dra. Mayla Carbone. A médica esclareceu ainda o que pode desencadear o problema e a importância do tratamento.

É estimado que 90% das pessoas no mundo tenham o vírus da herpes, mas apenas 10 a 15% delas manifestam o sintomas. Causada geralmente pelo vírus herpes simplex 1 (HSV), ele sai do gânglio e percorre até chegar a epiderme, onde se dá o aparecimento de uma ferida, que é chamada de vesícula.

A mãe pode transmitir herpes no parto e na gravidez?

Se a mãe tiver herpes, ela pode ser transmitida para o bebê no momento do parto. Mas, se a situação acontecer ao longo da gravidez, é muito importante avisar o obstetra e realizar o tratamento. Dessa maneira, a transmissão pode ser evitada ao embrião.

Tipos de herpes

De acordo com a dermatologista, existem alguns tipos diferentes de herpes, como a herpes simples (tipo 1), herpes genital (tipo 2) e a herpes zoster, que apesar de ser um pouco menos comum que as outras duas, merece atenção. Confira abaixo as características de cada uma delas:

  • Herpes simples: apresenta lesões na mucosa oral, ou em qualquer outra região do corpo. As feridas ocorrem a partir do aparecimento de vesículas, que tem a aparência avermelhada
  • Herpes genital: pode aparecer na região da genitália, vagina, pênis e até mesmo ânus. Geralmente, é transmitida sexualmente
  • Herpes zoster: também conhecida como “cobreiro”, qualquer pessoa que teve varicela (catapora) pode desenvolver este tipo de herpes. “Há o aparecimento das vesículas, que podem evoluir para crostas. A característica principal é a dor nevrálgica, pois acomete os gânglios paravertebrais, causando muita dor”.

Sintomas de herpes em crianças

Nas crianças, a Dra. Mayla Carbone explica que os casos de herpes podem passar desapercebidos. “Elas podem ser assintomáticas, ou quando tiverem o primeiro contato apresentar a estomatite herpética, que são feridas na boca, lábios e aftas dentro da boca”.

Riscos do recém-nascido ou embrião terem herpes

Apesar do herpes não causar riscos para os adultos, ela pode ser muito séria para o recém-nascido ou embrião. “Nos bebês, o herpes pode ter uma forma mais grave, justamente por causa do sistema imunológico comprometido. Então, podemos ter desde abortos na contaminação do parto, ocorrências de malformações fetais, algumas lesões de pele, olhos, boca, cegueira e infecções do sistema nervoso. Além disso, esses pacientes podem ter o comprometimento hepático também, evoluindo para uma hepatite”.

Herpes tem cura?

Infelizmente não, mas é possível tratá-la. “A partir do diagnostico, conseguimos iniciar a medicação para os pacientes, que pode ser oral ou intravenoso”, comenta a médica. Vale lembrar ainda que mesmo com o tratamento, o herpes pode reincidir quando existir um comprometimento do sistema imunológico.


Leia também

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

"Sensação de alívio", diz mãe de criança abusada por marido de cantora gospel

Retrato de Kate Middleton e foto que foi usada de inspirição - Reprodução: Instagram

Família

Novo retrato real de Kate Middleton recebe chuva de críticas: "Horrível e desrespeitoso"

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Jovem trans engravida e vira pai solo: "Não era muito respeitado"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura