Notícias

Confira 11 dicas para estimular e manter o cérebro saudável

istock
istock

Publicado em 04/10/2017, às 07h25 - Atualizado às 09h40 por Redação Pais&Filhos


Aconteceu um encontro em Washington onde 13 especialistas discutiram o que pode ser feito para manter o cérebro saudável durante o envelhecimento.

Segundo o neurocientista argentino Facundo Manes, doutor em ciências pela Universidade de Cambridge e reitor da Universidade Favarolo,“nosso cérebro muda constantemente. É preciso estimulá-lo para mantê-lo vivo” [caso contrário] ele “morrerá cedo”. disse à BBC.

Autor do livro Usar o cérebro – aprenda a usar a máquina mais complexa do universo, Facundo diz que o estilo de vida tem forte impacto no nosso cérebro, que está em constante mudança e lista 11 dicas de estímulo, para qualquer idade.

1) Faça metas e desafios intelectuais: Metas pessoais ou profissionais e trabalhos voluntários fazem bem ao cérebro. Além disso, ler, escrever, fazer artes ou aprender coisas novas melhoram as conexões cerebrais. A atividade intelectual deve ser mentalmente estimulante e ao mesmo tempo agradável.

2) Tenha vida social: O ser humano é um ser social. Precisamos estar em contato com outros seres humanos, assim como nosso cérebro. Geralmente, as pessoas isoladas morrem antes.

3) Cultive relacionamentos: Ter vínculos profundos com outras pessoas nos dá mais sensação de bem-estar do que ter fama, por exemplo.

4) Reconheça seus sentimentos, como chorar na hora da tristeza, ou da dor, porque não é possível “se forçar” a ser feliz quando o momento não corresponde. A emoção facilita a consolidação da memória. Na vida nos esquecemos de quase tudo, mas lembramos do que nos emociona, sejam emoções positivas ou negativas.

5) Pense positivamente: Todos temos pensamentos tóxicos, mas alguns têm mais pensamentos tóxicos que outros. Estes veem mais o lado negativo do que o positivo e têm mais tendência a serem depressivos e ansiosos. E isso também afeta o desempenho do cérebro.

6) Não “se aposente” de tudo: A aposentadoria é um direito de todos. Mas não se aposente das coisas que você gosta de fazer, que te dão prazer. Seja escrever, seja lidar com o público. Não importa a atividade, mas mantenha o cérebro ativo trabalhando naquilo que você gosta.

7) Coma de forma saudável: issoajuda a manter o cérebro em forma. Tudo o que faz bem ao coração também é bom para o cérebro.

8) Pratique esportes regularmente: alguns esportes têm o poder de unir a memória ativa, o corpo saudável e a vida social. É o caso do tênis, por exemplo, que nos obriga a estar atentos onde a bola vai e a fazer exercício e com outra pessoa. O mesmo caso ocorre com a dança de salão, que exige atenção aos passos e aos parceiros, além de ser uma atividade física.

9) Aprenda um idioma: é um mito que os mais idosos não podem aprender um idioma. É verdade que as crianças podem aprender mais rápido, mas isso não significa que os mais velhos não possam aprender.

10) Durma bem e administre o estresse. 

11) Mantenha o corpo em dia: faça controle do peso, da  pressão arterial, do colesterol, do nível de glicose no sangue, além do acido fólico, da vitamina B12. Tudo isso é vital para cuidar do cérebro.

Além de saudável, é prazeroso, não acha?

A matéria é do Só Notícia Boa.

Leia também:

6 supercomidas para o cérebro

14 relatos engraçados que provam como o cérebro muda na gravidez 

9 benefícios que a música proporciona às crianças 


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer