Família

Saiba o que esperar de uma gestação de gêmeos

A mãe de gêmeos na maior parte dos casos sente enjoos mais intensos - Getty Images
Getty Images

Publicado em 30/11/2018, às 12h02 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h41 por Redação Pais&Filhos


(Foto: Getty Images)
A mãe de gêmeos na maior parte dos casos sente enjoos mais intensos (Foto: Getty Images)

Embora a alegria e o amor de ter uma gestação gemelar venham em dobro, os cuidados durante a gravidez também são duplicados. Além de ganhar mais peso, provavelmente você precisará de mais vitaminas e será cuidadosamente monitorada pelo seu obstetra. Tudo começa quando no primeiro exame o médico escuta três batimentos cardíacos – já que um deles é do seu coração.

E essa é a largada para a maior surpresa da sua vida, a começar pela gravidez de dois, que já é considerada rara. “A possibilidade é de 1 para 80. Além disso, as gestações de gêmeos estão relacionadas com hereditariedade”, explica Alfonso Araújo Massaguer, pai de Nicolas, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana da Clínica MAE em São Paulo.

Tudo em dobro – mesmo!
Já adiantamos que as mudanças no corpo vêm duplicadas desde o início, logo nos primeiros sintomas. Se quem espera um bebê sente náuseas nas primeiras semanas, a mãe de gêmeos provavelmente sentirá enjoos muito mais fortes e intensos, seguidos de vômitos durante pelo menos a primeira quinzena de gestação. E não para por aí: um feto extra crescendo, também implica em menos espaço para os seus órgãos.

“O coração, estômago e intestino precisam se realocar dentro do corpo para abrigar o crescimento uterino, e isso pode ser mais incômodo na gestação gemelar”, explica a enfermeira obstetra Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina.

Mas, espera aí: nada disso é motivo para pânico. Ter mais de um filho na barriga é motivo para muitas mudanças sim, mas também para bastante alegria. Vale ter mais atenção com os sinais que o seu corpo dá, como por exemplo, saber controlar sua energia e identificar o momento de ter um descanso. O pré-natal e os cuidados médicos durante a gestação também são dobrados.

E isso porque é preciso ficar de olho tanto nos bebês, como na saúde da mãe. “O acompanhamento deve ser mais rigoroso, do início ao fim. Incluindo nutricionista, para cuidar do aumento de peso e das necessidades que os fetos terão; fisioterapeuta, para trombose e dor nas costas; além do controle rigoroso de peso, do colo do útero e checar pré-eclâmpsia – que é a pressão alta durante a gravidez”, lista Alfonso.

Vale lembrar que a frequência entre as consultas também muda: o espaço entre uma e outra é menor e os exames são feitos em maior número.

(Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Hora do parto

Apesar de o Brasil ser recordista no número de cesáreas – mais de 50% dos bebês nascem assim por aqui – e embora esse número seja ainda maior quando o assunto é gestação gemelar, esse tipo de parto não é regra, mas, sim, questão de segurança. E isso porque a presença de mais de um filho dentro da barriga deixa a precisão das posições por meio do ultrassom mais difíceis.

Mas isso também não significa que o parto normal não é possível. Para que tudo ocorra bem, é importante que o médico tenha experiência no assunto, que o acompanhamento, a posição e os pesos dos bebês sejam bem detalhados até o final. Um dos momentos cruciais em um parto normal de gêmeos é a saída do primeiro bebê, já que o segundo pode mudar de posição depois de “ganhar mais espaço” dentro da barriga da mãe.

Apesar de a idade gestacional média de nascimento de gêmeos ser de 36 semanas, a prematuridade também não é normal. Se você tiver bom acompanhamento e seguir todos os cuidados é possível levar a gestação o mais próximo das 40 semanas de maneira saudável. E lembre-se: quanto mais cedo os bebês chegarem, maiores as chances de precisarem ir para a UTI neonatal.

Leia também:

Parto normal: o que você precisa saber.

8 truques para fazer seu filho comer de tudo.

Pais que não vacinam são responsáveis pelo maior surto de catapora em Estado americano, mostra investigação.


Leia também

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia posta foto beijando na boca da filha e gera críticas: "Não tenho como te defender"

Foto: Reprodução

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Reprodução/Instagram

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil - Shutterstock

Criança

15 brincadeiras (criativas e divertidas) para crianças de 3 anos

Getty Images

Colunas / Mãe em dia

Conheça uma simpatia para seu filho dormir a noite toda