Bebês

5 sintomas estranhos que são normais em recém-nascidos

mother-checks-the-temperature-of-a-sick-baby-picture-id610051046
Parents

Publicado em 17/09/2018, às 16h16 - Atualizado em 01/02/2019, às 06h54 por Jéssica Anjos, filha de Adriana e Marcelo


mother-checks-the-temperature-of-a-sick-baby-picture-id610051046

Uma jornalista da revista americana Parents compartilhou suas experiências com os filhos gêmeos no site e deu dicas para os pais sobre possíveis sintomas estranhos durantes os 6 primeiros meses de vida. A ideia é você não pirar! Leia o texto completo abaixo:

“Quando meus gêmeos eram recém-nascidos, não pude deixar de ficar ansiosa sobre cada pequena mudança em sua saúde ou comportamento. Como na hora em que o olho do meu filho se encheu de gosma amarela. “Ele tem uma infecção no olho?” Eu me perguntei. Mesmo que o médico tenha dito que isso não era nada para se preocupar, eu fiquei um pouco assustada até que desapareceu uma semana depois. Os bebês tendem a ter sintomas estranhos durante os primeiros 6 meses. “Na maioria dos casos eles são perfeitamente normais”, diz Loraine Stern, professora clínica de pediatria na UCLA School of Medicine. Veja a lista:

1. Irritação nos olhos

Porque está tudo bem: os dutos lacrimais de um recém-nascido são muito estreitos e suscetíveis ao entupimento, o que às vezes faz surgir uma gosma branca ou amarelada. A irritação pode formar pus, mas não é sinal de infecção, a menos que o branco do olho comece a ficar vermelho, diz Loraine. O tratamento é fácil: a partir do canto interno do olho, limpe a sujeira com uma bola de algodão molhada ou com um pano quente. Você também pode tentar abrir o duto usando a ponta do dedo mindinho para massagear levemente o espaço entre o olho e o nariz do bebê. Nota: Este é um daqueles momentos em que unhas curtas são uma grande vantagem.

2. Golfo

Porque está tudo bem: é normal com todos os bebês e eles geralmente não precisam de medicação de refluxo. “Os músculos involuntários de uma criança ainda estão ficando mais fortes, incluindo os que contêm leite em seu estômago”, diz Katherine O’Connor, pediatra do Hospital Infantil de Montefiore, Nova York. Bebês alimentados com fórmula podem golfar com mais frequência porque a fórmula leva mais tempo para deixar o estômago do que o leite materno. Os filhos alimentados com mamadeira também podem comer demais porque continuarão a sugar (e beber mais) mesmo depois de estarem cheios. A maioria das crianças para de golfar quando consegue sentar-se direito sem ajuda. Enquanto seu filho estiver feliz e ganhando peso, você não precisa se preocupar. Mas se ele parece angustiado quando isso acontece, fale com o seu pediatra.

3. Soluços

Porque está tudo bem: esses espasmos do diafragma são um incômodo para os adultos, mas os soluços não são um grande problema para os recém-nascidos, que muitas vezes têm várias crises por dia e mal parecem notar. Você não deve tentar impedi-los alimentando seu filho. Eles vão parar – e começar de novo – por conta própria.

4. Estrabismo

Porque está tudo bem: de tempos em tempos, quase todos os bebês têm os olhos “vesguinhos”. Isso não significa que seu filho terá problemas de visão. “Nos primeiros meses, os músculos dos olhos ainda estão se desenvolvendo, e seu bebê está aprendendo a usá-los”, diz Katherine. Se os olhos não estiverem alinhados aos 6 meses, pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de consultar um oftalmologista pediátrico.

5. Intestino preso

Porque está tudo bem: embora a dieta do seu bebê (leite materno ou fórmula) não mude durante os primeiros quatro meses, não se surpreenda se a frequência de seus cocôs flutuar. “Os hábitos intestinais estão se ajustando porque as fezes começam a se mover pelos intestinos mais lentamente”, afirma Loraine.

Se o seu filho não faz cocô por vários dias, isso não significa necessariamente que ele esteja com problemas. Enquanto o cocô estiver mole e a dieta estiver ok e a barriga macia (em vez de uma barriga durinha), você pode relaxar. Não se preocupe se seu bebê grunhe ou faz expressões faciais estranhas enquanto está enchendo a fralda. É assim que ele trabalha para fazer um movimento intestinal. Se existir realmente uma prisão de ventre, ele terá fezes pequenas e duras que podem ser cobertas de sangue – nesse caso, você deve ligar para seu pediatra imediatamente.

Leia também:

Conheça 17 dicas de cuidados com recém-nascido

Por que os recém-nascidos precisam de banho de sol?

28 fofices pra fazer com seu recém-nascido


Mais lidas

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Amanda Kimberlly se prouncia sobre ter se relacionado com Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Amanda Kimberlly fala pela 1ª vez sobre traição e filha com Neymar: “Fiquei calada por 9 meses”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"

Imagem Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Smartphones Motorola - Divulgação

Saldão Motorola

Ofertas do dia: descontos de até 51% nos smartphones da Motorola


Palavras-chave
BebêFamíliaSaúde