Gravidez

Quanto você deveria ganhar de peso na gravidez?

Durante a gestação, o ganho de peso é inevitável e necessário

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

quanto peso devo ganhar na gravidez?

“Eu espero ganhar tantos quilos que eu não consiga perder depois que o bebê nascer”, disse absolutamente nenhuma mãe. Mas mães e médicos também não podem ignorar completamente a balança. Em uma pesquisa realizada pela revista americana Parents, 61% das mães admitiram estarem preocupadas em ganhar muito peso.

No entanto, 22% delas não discutiram com o obstetra quantos quilos elas deveriam ganhar. Na verdade, mais de um terço já começou a gravidez com sobrepeso ou obesidade, mas surpreendentemente, 87% das mulheres disseram que seus médicos não expressaram nenhuma preocupação sobre isso.

Anúncio

FECHAR

“Você precisa ter uma meta e saber quanto você pode ganhar de peso a cada trimestre”, diz Katharine White, ginecologista e obstetra da Universidade de Boston. “Muitas mulheres, especialmente na primeira gravidez, não sabem que a maioria dos quilos só deveria aparecer nos últimos meses. Se você ganhar muito peso logo no início, pode aumentar o risco de parto prematuro ou de ter um bebê muito grande e um parto complicado”, explica a especialista.

E engravidar já com um IMC elevado aumenta o risco de diabetes gestacional, hipertensão arterial, e a probabilidade de precisar de uma cesariana. Se o seu médico não trouxer a questão do ganho de peso, não importa qual é o seu IMC atual, “pergunte a ele qual é a estimativa certa para você a cada trimestre”, diz a Dra. Katharine.

Se você já está em um peso saudável no início, a quantidade recomendada é ganhar de 11 a 15 quilos. Mas, se você já está acima do peso, o ideal seria algo em torno de de 6 a 11 quilos. Porém, vale lembrar, não tente perder peso durante a gravidez. Em vez disso, faça escolhas alimentares saudáveis para os próximos nove meses.