Família

Drone filma tubarão perto de crianças na praia e pai consegue salvar vida dos filhos

Praia pode ser muito divertido, mas também muuuito perigoso! - Getty Images
Getty Images

Publicado em 02/07/2019, às 10h48 - Atualizado às 12h08 por Izabel Gimenez, filha de Laura e Décio


Praia pode ser muito divertido, mas também muuuito perigoso! (Foto: Getty Images)

A tecnologiaé uma mão na roda e a gente já sabia, mas dessa vez, superou todos os níveis. Um pai americano estava aproveitando o dia com os filhos na praia da Flórida e decidiu usar o drone para tirar fotos das crianças se divertindo na água, perto de New Smyrna Beach, em Orlandono final de junho. Mas os cliques foram muito mais que só registros do momento! Eles conseguiram salvar os meninos de um possível ataque de tubarão, que nadava bem perto de onde eles estavam brincando. Olha só:

Pai consegue salvar filhos graças a imagem feita por drone (Foto: reprodução)

Na segunda-feira, dia 1 julho, o pai deu uma entrevista à emissora FOX35 e ele explicou melhor o que aconteceu. “As crianças estavam brincando na praia e eu decidi: ‘Ei, agora é uma boa hora para tirar uma foto delas do alto’. Literalmente, assim que eu pus no ar, comecei a ver uma sombra se movendo através da águaem direção a eles”. Que sorte, ein?

Na mesma hora, ele correu até a esposapara pedir ajuda e tirar os filhos da água, que ficou bem nervosa em um primeiro momento. “Quando você pensa em um tubarão, você pensa neles em águas profundas, você não pensa neles muito perto, e você não acha que eles vão entrar na águaaté os joelhos. É aterrorizante vê-lo perto de meus filhos”, relembrou o momento.

Que susto, ein? (Foto: reprodução / fox)

Por sorte tudo deu certo e as crianças conseguiram sair da água a tempo, mas que perigo, ein? A Fox fez um levantamento e informou que só na Flóridajá houve 16 ataques de tubarão no ano passado, de acordo com o Arquivo Internacional de Ataque de Tubarão do Museu de História Natural da Flórida.

Tem que ter cuidado!

Praia é o destino mais comum para muitas famílias que vão passear durante finais de semana ou feriados. Além de fazer um bem danado para saúde por causa da água do mar, que tem cálcio, zinco, silício e magnésio, que é capaz de tirar dores e tensões musculares e estimulam a pele e a circulação. O ar perto da costa, chamado aerossol marinho, também possui uma grande quantidade de sais que beneficiam os pulmões, como o cloreto de sódio e de magnésio, iodo, cálcio, potássio, bromo e sílico. A gente está no inverno, mas praia é sempre divertido, né? Mas, para que o momento seja agradável do começo ao fim, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação à saúde e segurança das crianças. Selecionamos 7 dicas super importantes:

1. Hidratação

As altas temperaturase o gasto de energia com as brincadeiras na praia fazem com que o corpo perca água com mais rapidez. Por isso é importante cuidar da hidratação. Nem sempre as crianças (principalmente as menores) se lembram de pedir algo para beber. A responsabilidade é nossa de cuidar desse setor. O mais indicado é ingerir algum líquido a cada meia hora. Existem muitas opções para garantir o bem-estar das crianças: água, suco de fruta e água de coconatural, frutas e gelatinas. No caso das frutas é importante cuidar para que não estraguem no sol, portanto, enquanto estiver na praia, mantenha-as em recipientes refrigerados e protegidos.

2. Alimentação saudável

Da mesma forma que é importante cuidar da hidratação, também é necessário cautela para escolher os alimentos. Durante as férias é comum as famílias darem aquela escapadinha e acabarem optando por alguns quitutes vendidos nas praias. O problema é que nem sempre são opções saudáveis e bem conservadas. Para que ninguém tenha um mal-estar, opte por alimentos conservados em locais refrigerados e embalagens lacradas. Observe também a data de validade e evite o consumo de frituras e itens que estejam expostos ao sol.

3. Identificação para não se perder

Um instante de distração é suficiente para uma criança se afastar da família em um local público como a praia. Como medida de precaução, o ideal é procurar o posto de salva-vidas logo que chegar à praia e pedir uma pulseirinha de identificação. Além disso é importante conversar com as criançase orientá-las para não se afastar muito do local onde a família está e, se isso acontecer, ou pedir que elas fiquem onde estão ou combinar um ponto de encontro.

4. Só ir para o mar com um adulto

É comum as crianças ficarem empolgadas para entrar no mar quando vão à praia. No entanto, como elas não têm muita noção de perigo, o que era para ser um momento gostoso pode se tornar um problema. Por isso, a regra é clara: crianças só devem ir para o mar na companhia de um adulto. Também é importante ficar sempre na beira, mesmo que o mar esteja calmo. Se o seu filho é um pouquinho maior e sabe nadar, o ideal é que o nível da água não ultrapasse o umbigo.

5. Protetor solar

Durante os seis primeiros meses de vida o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol, pois a pele muito fina pode queimar facilmente. A partir dos seis meses, o sol está liberado por 5 a 10 minutos diários, pela manhã cedo (antes das 10h) e no fim da tarde (após as 16h), com protetor solar. A partir dos 6 meses é permitido e importante que o bebê tenha contato com a luz solar, pois, por meio dos raios do tipo UVB, o organismo da criança obtém  vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos e prevenindo o raquitismo. Até os 5 anos de idade, recomenda-se o uso dos filtros infantis, que geralmente contêm menos substâncias químicas capazes de induzir a sensibilização da pele da criança. O filtro solar ideal é o que protege da radiação UVA e UVB, e têm no mínimo FPS 30 (fator de proteção solar). Eles precisam ser reaplicados regularmente depois que a criança sai da água, ou quando ela sua muito”, explica a dermatologista da Unimed Rio, Paula Ramalho

6.Tatuagem de henna

A tatuagem de henna é uma das principais “atrações” que chama atenção das crianças nas férias. Elas podem até parecer inofensivas, mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, podem causar dermatite de contato na pele da criança. O que acontece é que algumas tintas possuem substâncias alergênicas. Enquanto a criança está com o desenho, não é possível ver os danos causados. No entanto, depois que o desenho é removido, a criança pode ficar com uma marca branca. Como não há como saber a procedência do material utilizado para fazer as tatuagens, o melhor é não arriscar.

7. Cuidados com alergia

O contato da areia com a pele das crianças também pode causar alergias, micoses e dermatites. Uma boa atitude é carregar um pouco de água potável para higienizar a pele das crianças quando forem brincar na praia. Fique de olho na hora que as crianças estiverem fazendo castelos de areia, pois podem haver fezes de animais ou contato com bichos geográficos.

Leia também:

3 brincadeiras diferentonas para o seu filho se refrescar no verão sem precisar de piscina

Nem precisava, mas tá comprovado: praia faz bem à saúde

7 dicas para curtir a praia com segurança


Leia também

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Dia dasmães, mensagens para avó - Créditos: Reprodução

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Programas para o Dia das Mães - Getty Images

Família

10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes

Músicas para homenagear a mãe no Dia das Mães - Getty Images

Família

Dia das Mães: músicas para cada sentimento na hora de homenagear a sua!

Mande um recado nesse Dia das Mães - Getty Images

Dia das Mães

Dia das Mães: 38 frases e mensagens para escrever cartões e legendas para as redes sociais

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho