Família

7 dicas para curtir a praia com segurança

Calor e férias pede uma praia, mas alguns cuidados são necessários para curtir com segurança - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 02/01/2015, às 12h21 - Atualizado em 22/11/2021, às 07h16 por Redação Pais&Filhos


Poder levar a família para se divertir na praia é uma das melhores coisas do verão. Mas, para que o momento seja agradável do começo ao fim, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação à saúde e segurança das crianças. Selecionamos 7 dicas super importantes:

1. Hidratação

As altas temperaturas e o gasto de energia com as brincadeiras na praia fazem com que o corpo perca água com mais rapidez. Por isso é importante cuidar da hidratação. Nem sempre as crianças (principalmente as menores) se lembram de pedir algo para beber. A responsabilidade é nossa de cuidar desse setor. O mais indicado é ingerir algum líquido a cada meia hora. Existem muitas opções para garantir o bem-estar das crianças: água, suco de fruta e água de coco natural, frutas e gelatinas. No caso das frutas é importante cuidar para que não estraguem no sol, portanto, enquanto estiver na praia, mantenha-as em recipientes refrigerados e protegidos.

2. Alimentação saudável

Da mesma forma que é importante cuidar da hidratação, também é necessário cautela para escolher os alimentos. Durante as férias é comum as famílias darem aquela escapadinha e acabarem optando por alguns quitutes vendidos nas praias. O problema é que nem sempre são opções saudáveis e bem conservadas. Para que ninguém tenha um mal-estar, opte por alimentos conservados em locais refrigerados e embalagens lacradas. Observe também a data de validade e evite o consumo de frituras e itens que estejam expostos ao sol.

3. Identificação para não se perder

Um instante de distração é suficiente para uma criança se afastar da família em um local público como a praia. Como medida de precaução, o ideal é procurar o posto de salva-vidas logo que chegar à praia e pedir uma pulseirinha de identificação. Além disso é importante conversar com as crianças e orientá-las para não se afastar muito do local onde a família está e, se isso acontecer, ou pedir que elas fiquem onde estão ou combinar um ponto de encontro.

4. Só ir para o mar com um adulto

É comum as crianças ficarem empolgadas para entrar no mar quando vão à praia. No entanto, como elas não têm muita noção de perigo, o que era para ser um momento gostoso pode se tornar um problema. Por isso, a regra é clara: crianças só devem ir para o mar na companhia de um adulto. Também é importante ficar sempre na beira, mesmo que o mar esteja calmo. Se o seu filho é um pouquinho maior e sabe nadar, o ideal é que o nível da água não ultrapasse o umbigo.

5. Protetor solar

Durante os seis primeiros meses de vida o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol, pois a pele muito fina pode queimar facilmente. A partir dos seis meses, o sol está liberado por 5 a 10 minutos diários, pela manhã cedo (antes das 10h) e no fim da tarde (após as 16h), com protetor solar. A partir dos 6 meses é permitido e importante que o bebê tenha contato com a luz solar, pois, por meio dos raios do tipo UVB, o organismo da criança obtém  vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos e prevenindo o raquitismo. Até os 5 anos de idade, recomenda-se o uso dos filtros infantis, que geralmente contêm menos substâncias químicas capazes de induzir a sensibilização da pele da criança. O filtro solar ideal é o que protege da radiação UVA e UVB, e têm no mínimo FPS 30 (fator de proteção solar). Eles precisam ser reaplicados regularmente depois que a criança sai da água, ou quando ela sua muito”, explica a dermatologista da Unimed Rio, Paula Ramalho

6.Tatuagem de henna

A tatuagem de henna é uma das principais “atrações” que chama atenção das crianças nas férias. Elas podem até parecer inofensivas, mas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, podem causar dermatite de contato na pele da criança. O que acontece é que algumas tintas possuem substâncias alergênicas. Enquanto a criança está com o desenho, não é possível ver os danos causados. No entanto, depois que o desenho é removido, a criança pode ficar com uma marca branca. Como não há como saber a procedência do material utilizado para fazer as tatuagens, o melhor é não arriscar.

7. Cuidados com alergia

O contato da areia com a pele das crianças também pode causar alergias, micoses e dermatites. Uma boa atitude é carregar um pouco de água potável para higienizar a pele das crianças quando forem brincar na praia. Fique de olho na hora que as crianças estiverem fazendo castelos de areia, pois podem haver fezes de animais ou contato com bichos geográficos.


Mais lidas

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias

Filhos de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert já tem data para estreiar em nova carreira

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Sandra Annenberg e filha - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Notícias

Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli


Palavras-chave

Compartilhe:

FacebookTwitterWhatsApp