Publicado em 30/11/2018, às 12h09 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h41 por Marina Paschoal, filha de Selma e Antonio Jorge
As aulas podem ter acabado, mas a rotina de cuidados com o nariz não tira férias – principalmente durante a primavera, que é bem marcada pelas flores e, consequentemente pela presença de pólens, no sul do país e mudança brusca de temperatura nas demais regiões do Brasil. Apesar do inverno e o tempo seco ficarem para trás, esse crescimento da polinização das flores e plantas podem causar aumento de irritações nasais, especialmente nos alérgicos que, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) representam cerca de 25% dos brasileiros. “Essa combinação de mudanças na primavera favorece alergias como rinites, por exemplo”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), filha de Manuel e Maria Lucia.
Para saber diferenciar o nariz irritado do ressecado, a médica explica: “Na irritação nasal temos como principais sintomas a obstrução, coriza, espirros e coceira nos olhos, nariz e céu da boca. Já o nariz que está ressecado, apresenta ardência, formação de crostas, secreção espessa e eventualmente sangramento”. Mas, calma. É possível evitar tudo isso com simples hábitos como, por exemplo, lavar sempre as mãos, manter as vacinas em dia, ficar de olho na manutenção do ar-condicionado, beber bastante água e, claro, lavar e hidratar o nariz todos os dias. “A lavagem nasal diária tem comprovação científica de prevenir doenças respiratórias como gripes e resfriados. Além disso, tem papel importante no tratamento de rinites e sinusites”, Maura esclarece.
Para você ter ideia de como é importante incluir esse hábito na rotina, a otorrinolaringologista recomenda que seja feito desde bebê. “As condições climáticas e de dispersão de alérgenos e irritantes nasais mudaram bastante nos últimos anos, com aumento importante desses agentes no ar. Além disso, mudanças de comportamento social, com as crianças frequentando escolas mais precocemente, favorecem a transmissão de doenças respiratórias nessa faixa etária”, ela explica.
E não para por aí: ter a rotina de limpeza nasal melhora os mecanismos de defesa do nosso organismo e diminui as infecções e crises de alergia como um todo. A recomendação é que a lavagem seja feita com solução fisiológica duas vezes por dia. “Sugiro sempre fazer as lavagens pela manhã e à noite, ao deitar, junto com a higiene bucal. Em caso de doenças, devem ser feitas em maior número, no mínimo 4 por dia. Métodos como spray nasal facilitam o transporte para trabalho e escola”, Maura indica. Assim, eliminam-se as impurezas que podem estar na cavidade nasal e, com a hidratação, a mucosa permanece hidratada por mais tempo, o que ajuda a manter o bom funcionamento do nariz.
Cuidando do nariz em duas etapas
Para manter a saúde nasal em dia, a Libbs Farmacêutica tem uma linha completa para os hábitos de limpeza e hidratação do Ciclo da Saúde Nasal, com produtos para cuidados respiratórios e tratamento contínuo, todas as embalagens da linha possuem área para a marcação do nome do paciente, assim não corre o risco de uma pessoa usar o produto de outra. É igual escova de dente, cada um tem a sua.
– Para limpar
A linha Salsep remove as impurezas e existe em dois formatos: Salsep 360, que é um spray de solução salina sem conservantes, indicados para recém-nascidos e crianças até 4 anos, já que tem válvula que permite a aplicação em 360 graus – ou seja, funciona até com o bebê deitado e Salsep pensado para crianças e adultos, o Salsep Jet e o Salsep Jet Kids, que têm a mesma solução, só que com frascos anatômicos, com jato contínuo que promove a limpeza mais profunda.
– Para hidratar
O Maxidrate é um produto que foi pensado especialmente para prevenir e tratar o nariz ressecado e o sangramento nasal (chamado de epistaxe). O gel nasal é o único no mercado e promove hidratação prolongada da mucosa nasal permitindo com que o nariz funcione normalmente.
Leia também
9 dicas para evitar as doenças de inverno
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"