Bebês

Ar-condicionado no quarto do bebê: dicas e cuidados para aliviar o calor do seu filho nos dias quentes

O bebê sente tanto calor quanto um adulto e pode ficar mais irritado, sobretudo se estiver superaquecido - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 28/10/2022, às 12h13 - Atualizado às 14h25 por Redação Pais&Filhos


Já está fazendo muito calor em várias regiões do país e os bebês podem sofrer com isso. Nos primeiros dias de vida do seu filho, é difícil perceber se ele está com frio ou com calor, pois os sinais não são muito claros. Mas pode acreditar: eles sentem tanto calor quanto a gente e podem ficar mais irritados, sobretudo se estiverem superaquecidos, usando roupas em excesso.

É importante deixá-los com roupas leves, de tecidos finos, como algodão ou malha. Em dias muito quentes, você pode, inclusive, deixar o bebê só de fralda, certificando-se de que não haja correntes de ar no ambiente. Para saber se seu filho está sentindo muito calor, o melhor é observar sinais como suor e vermelhidão.

A produção de suor desencadeada pelo calor pode provocar crises
O bebê sente tanto calor quanto um adulto e pode ficar mais irritado, sobretudo se estiver superaquecido (Foto: Shutterstock)

À noite, com a queda da temperatura e com o bebê dormindo e se movendo menos, a temperatura corporal também tende a diminuir. Portanto, uma camada a mais de roupa deve bastar. Por exemplo, um macacão um pouco mais grosso e meias, sem necessidade de cobrir a criança. Para refrescar seu filho em dias de calor, vale usar métodos como dar mais banhos por dia.

Mas lembre-se: enquanto ele é recém-nascido, é recomendado usar sabonete apenas em um dos banhos do dia para não tirar a lubrificação natural de sua pele sensível. A temperatura da água deve ser compatível com a temperatura corporal (36ºC). Em dias muito quentes, a água poderá estar um pouco mais morna (entre 30ºC e 32ºC), mas somente o bebê pode “avaliar” se a temperatura está ou não do seu agrado, por meio de sua reação ao ser colocado cuidadosamente na água.

O quarto do bebê pode ter ar-condicionado?

Quando o assunto é o uso de ventiladores e ar-condicionado, é essencial seguir alguns cuidados. Segundo a pediatra Débora Passos, mãe de Rodrigo, Isabela e Gustavo, a temperatura ideal para o ar-condicionado no ambiente em que o bebê está é 25°, mas o importante é que o ambiente seja umidificado, mesmo que por uma bacia de água.

A manutenção do filtro do aparelho deve estar em dia para evitar acúmulo de sujeira e comprometimento do sistema. O ideal é manter as tubulações bem limpas para preservar a eficiência do ar, prolongar sua vida útil e evitar que agentes contaminantes possam entrar em ação.

Os ventiladores não podem estar diretamente apontados para o bebê (Foto: Thinkstock)

É fundamental se preocupar também com mudanças bruscas de temperatura que podem causar choque térmico. “Isso pode causar uma alteração na mucosa respiratória, o que expõe o bebê à infecções bacterianas ou alergias, como riniteou bronquite”, explica a pediatra Débora Passos, mãe de Rodrigo, Isabela e Gustavo. Antes de sair do ambiente climatizado, aumente um pouco a temperatura e espere para sair do local.

O ventilador pode ser ligado no quarto do bebê?

Os ventiladores não alteram a temperatura do local e acabam causando mais conforto, mas não podem estar diretamente apontados para o bebê. A temperatura normal de um recém-nascido é de 36° a 36,5°, então antes de se preocupar com uma febre, retire o excesso de roupa do bebê, pois essa pode ser a causa do aumento de temperatura, alerta a pediatra.


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Vicky se surpreende com quarto em mansão - (Foto: reprodução/Instagram)

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

Fernando Sastre, dono de porsche que matou motorista - (Foto: Reprodução)

Família

Dono de Porsche sugere dar 1 salário mínimo todo mês para família de vítima