Criança

Mãe de 3 filhos é a mais estressada de todas, afirma estudo

Mãe de três é a mais estressada (iStock) - Mãe de três é a mais estressada (iStock)
Mãe de três é a mais estressada (iStock)

Publicado em 24/10/2018, às 15h49 - Atualizado em 27/04/2020, às 10h37 por Redação Pais&Filhos


O primeiro filho desencadeia uma séries de sentimentos nas mães, e um deles pode ser o de aumentar a família. Mas, se prepare, por que aquele velho ditado “um é pouco, dois é bom, mas três é demais” nunca foi tão verdadeiro.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo ‘Today’, a mãe de3 crianças chega a ser mais estressada que a de 1, 2 e até 4 crianças. A partir do quarto filho a mulher começa a relaxar de novo. Isso é chamado de Efeito Duggar e, segundo o psiquiatra Janet Taylor, com 4 ou mais filhos a mãe atinge um nível críticode crianças, fazendo a vida parecer mais fácil, pois não existe espaço na cabeça dela para ser perfeccionista

7.164 mães participaram do estudo nos Estados Unidos desde 2013 e foi usada uma escala de 1 – 10 para medir o estresse, sendo 10 o nível mais intenso. A média no EUA ficou em torno de 8,5 e os motivos do nervoso eram variados, desde problemas financeiros, exigências em relação a casa e até trabalho. 75% das vezes a cobrança vem da própria mães. O especialista ainda explicou que quanto mais filhos a mulher tem, ela fica mais confiante com suas habilidades.

Há controversas 

Em contrapartida um estudo de cinco anos realizado pela Universidade Edith Cowan de Perth, Austrália, afirmou que as família grandes aproveitam as melhores satisfações da vida. A professora da Escola de Psicologia e Ciência Social, Bronwyn Harman, fez várias perguntas para diferentes pais  de diferentes tipos de família quanto à questões sociais, de adversidade e de auto-estima, de acordo com a ABC.

De acordo com a pesquisa, as família com quatro ou mais crianças fizeram a melhor pontuação em todas as áreas. O segundo maior resultado, separado por apenas 0,25%, foram pais que se identificaram como lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros (LGBTQ).

(Foto: Shutterstock)
(Foto: Shutterstock)

As vantagens apresentadas foram que as crianças têm maior suporte dentro da própria família, sempre alguém com quem brincar e ficam independentes mais cedo. Já as desvantagens são em relação à qualidade de tempo com cada filho e as despesas altas. Segundo Dra Harman, “os pais aceitam que existe um caos em suas vidas, mas não negam a felicidade que tiram de suas família”.

Apesar de ter comprovado que a maioria das famílias grandes foram planejadas, a pesquisa também mostrou que essas mesmas famílias são constantemente questionadas quanto à sua religião, se têm televisão em casa ou se as crianças são do mesmo pai.

Jeni Bonell tem 16 filhos, de 1 a 25 anos, e disse que sua enorme família  faz dela e do seu marido muito felizes. “Nós nos esforçamos bastante para garantir que todo mundo tenha um tempo individual com o pai e a mãe, mas eles também têm um suporte incrível dos irmãos.”

E ela ainda afirma que gostaria de ter mais filhos. “Nós temos todas essas pessoas, rimos e contamos muitas piadas, é muito divertido.”

Através da pesquisa, Harman constatou que as pessoas podem sem bons pais independentemente do seu sexo, idade, status de relacionamento, sexualidade ou renda. “Relaxem, o importante para as crianças são coisas como consistência, limites e saber que são amados, não importa o que aconteça.”

Leia também: 

Mãe também é gente e erra sim! Não se culpe tanto pelas falhas 

Mãe também é gente: você tem direito de tirar tempo para fazer as unhas

Mãe também é gente: voltar para a cama depois das atividades matinais


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto:  Reprodução/ UOL

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho