Publicado em 28/06/2018, às 08h32 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h18 por Gabrielle Molento, Filha de Claudia e Pedro
O plástico, conhecido como o “vilão do meio ambiente”, é um dos maiores inimigos da sustentabilidade do século 21. Muito usado em embalagens e produtos industrializados, ele leva mais de 200 anos para desaparecer – o que é muito, mas muito tempo mesmo! De acordo com um estudo feito pela revista americana Science, oito milhões de toneladas de restos plásticos são jogados todos os anos nos mares e oceanos, o equivalente a 250 quilos por segundo! Por isso, muitas empresas vem tentando criar substituições para o uso desse material.
A Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, por exemplo, avança nas buscas de um plástico que é 100% biodegradável e que pode se decompor no meio ambiente em no máximo 120 dias. Além disso, ele é um produto competitivo com o plástico comum por seu preço e qualidade. Esse novo material foi desenvolvido a partir de cúrcuma, babaçu e urucu, que são descartes da agroindústria, ajudando também na reciclagem de resíduos.
A matéria-prima, além de ser produzida com fontes renováveis e que podem ser produzidas em qualquer lugar do mundo – diferente do plástico comum, que vem do petróleo -, também tem a composição interessante, com a presença de ativos antioxidantes que podem ser melhores no desenvolvimento de embalagens que interagem com o produto e também são capazes de melhorar a qualidade de armazenamento de frutas e legumes frescos.
Outras alternativas
A Avani Eco, uma empresade Bali, na Indonésia, que tem como objetivo eliminar a poluição de plástico do mundo, criou sacolas feitas de amido de mandioca, que é totalmente biodegradável e pode ser reciclada, além de dissolver em água morna. E essa não é a primeira criação da empresa, eles já assinam itens como um canudo feito de papel e cera à base de plantas, e talheres e copos feitos com fibra de cana-de-açúcar.
Além disso, existem outras opções e escolhas mais sustentáveis que você pode fazer no dia-a-dia e que vão te ajudar a evitar o uso de plástico e, consequentemente, a cuidar do meio ambiente. Entre essas estão: Usar ecobags, evitar o uso de canudos, evitar o uso de copos, talheres e pratos descartáveis, compre coisas à granel – já que evita embalagens -, preferir potes de vidro, utilizar fósforos ao invés de isqueiro e valorizar o uso de embalagens retornáveis.
Leia mais:
O planeta agradece! Canudos de plástico são proibidos no Rio de Janeiro
Ponto pra eles: McDonald’s vai eliminar os canudinhos plásticos de suas lojas
Que exemplo! França proíbe venda de utensílios descartáveis de plástico
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Furacão Milton: Veja como ficou região da Flórida após passagem de tornado
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Notícias
Esposa de Rodrigo Faro descobre 'tumor raro e maligno': "Pronta para enfrentar essa batalha"