Brincar é coisa séria

Crianças também precisam de férias! Saiba como aproveitar o recesso escolar

As crianças podem viajar sem precisar sair de casa - Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Publicado em 13/11/2023, às 15h35 por Amanda Pio, Estagiária | Filha de Idalina e José Luiz


Quando chegam as férias escolares, muitos pais ficam preocupados em como conciliar as tarefas diárias com a diversão dos filhos. Esse momento tão aguardado pelas crianças pode parecer estressante para os adultos, mas o período de recesso é essencial para o desenvolvimento dos estudantes.

Muitas vezes pensamos que apenas os trabalhadores precisam descansar, mas a verdade é que as crianças também lidam com situações de estresse e ansiedade no dia a dia e por isso, precisam desse tempo tanto quanto os adultos. Um estudo feito pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP) mostrou que as férias beneficia o desenvolvimento social, cognitivo e emocional da criança.

Os momentos de lazer também são extremamente importantes para o autoconhecimento das crianças e para criar memórias afetivas. Pequenas mudanças na rotina como acordar mais tarde e brincar no horário que estaria na escola, alivia a tensão dos estudantes, que voltam para a escola mais dispostos para absorver novos conteúdo e cheios de histórias para compartilhar com os amigos.

Crianças escola
Depois das férias, as crianças voltam para escola mais dispostas para aprender (Foto: iStock)

Mas afinal, como proporcionar um período de férias especial para as crianças? 

Quando falamos a palavra "férias" muitas pessoas pensam em viagens, principalmente durante  o verão. Explorar um novo lugar com a família é uma ótima forma de fortalecer as relações, mas essa não é a única maneira. Quem não pega a estrada, pode visitar parques próximos, fazer um piquenique no final de semana, conhecer lugares novos e pesquisar a programação cultural da cidade. 

Os responsáveis também podem se aproximar dos filhos dentro da própria casa, dedicando seu tempo para atividades e brincadeiras. Ler um livro, pintar um quadro juntos ou fazer uma receita de bolo com a ajuda das crianças são ótimas opções para se reeconectar com elas, longe da correria da rotina.

Pai e filho brincando
Brincar com os filhos fortalece a relação e traz diversos benefícios para criança (Foto: Getty Image)

Quando o adulto brinca com a criança está fazendo muito mais do que apenas distraí-la. Brincar traz diversos benefícios, melhora o desenvolvimento cogntivo, estimula a criatividade e ajuda nos relacionamentos sociais. A Pais&Filhos e a Ri Happy defendem que brincar é coisa séria, além de ser um direito da criança garantido por lei. Neste caso, o recesso de verão é a oportunidade de descobrir novas brincadeiras e até mesmo pegar os brinquedos antigos que estão guardados e explorar novas formas de se divertir com eles, pode ser até ao ar livre.

Para aproveitar esse momento tão especial, é preciso que os responsáveis realmente se dediquem durante as brincadeiras, embarquem nas ideias das crianças e usem toda criatividade para entender o mundo da imaginação. Assim, é possível viajar sem sair de casa.

Através dessa troca conseguimos descobrir muita coisa sobre o próprio filho, inclusive perceber eles aplicando os conhecimentos adquiridos na escola durante as atividades. Depois de tantas lembranças boas, com certeza as crianças voltarão para escola cheios de energia e preparados para aprender. 


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Quem é o apresentador que supostamente está traindo a esposa com uma atriz?

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada

Feriados em junho de 2024 - (Foto: Shutterstock)

Família

Junho de 2024: datas comemorativas e feriados

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nome do segundo filho de Viih Tube e Eliezer tem origem no sânscrito e significado especial

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha