Colunas / Recriar pelo Brincar

Aproveitando as férias de julho para brincar e conectar com os filhos

Lista de brincadeiras para as férias em família - Getty Images
Getty Images

Publicado em 26/06/2023, às 11h40 por Patricia Camargo e Patrícia Marinho


Oi, queridas famílias, tudo bem? Chegou o momento de aproveitar as férias escolares de julho, aquele período em que as temperaturas no Brasil variam bastante entre muito frias e ainda quentes e a temperatura em casa ferve por conta das crianças fora da escola. Tá certo que muitos de vocês só terão 15 dias dos filhos em casa. Mas em outros locais brasileiros, julho tem férias de 30 dias. UPALÊLÊ!!

Aviões de papel coloridos indo para diferentes direções
Lista de brincadeiras para as férias em família (Foto: Getty Images)

Afora o estresse de buscar rede de apoio para acompanhar os pequenos, se encher de paciência e fingir que a casa bagunçada é só sua imaginação, esta também é uma oportunidade perfeita para se conectar ainda mais com os pequenos por meio das brincadeiras. O principal segredo é colocar a brincadeira no meio da rotina e aproveitar o máximo possível das brincadeiras que você cria, mas as crianças brincam sozinhas e você só confere. Chamamos de “Cantinhos de Brincar” ou “Convites para Brincar” (se você é educador pode conhecer estes termos).

Ou seja, faça dos momentos que estiver com seu filho – as refeições, o banho, a hora de dormir, o momento de organizar (um pouco rsrsrs) a casa – momentos mais brincantes. Esse é o passo 1. Tem várias destas dicas de brincadeiras nos seguintes neste link aqui.

Brincando num mesmo ambiente

Brincar é mais do que apenas uma atividade divertida. É uma forma de criar laços, fortalecer a relação com os filhos e trazer mais leveza e felicidade para o dia a dia. Mas lembre-se, não encare a brincadeira como mais uma obrigação. A ideia é que seja um tempo de qualidade genuíno com os pequenos. Daí que falamos da sugestão dos Cantinhos. Neste vídeo nosso aqui, a gente conta o que são cantinhos:

Mas em resumo, estes cantinhos são espaços onde o adulto prepara uma brincadeira instigante, criativa e imaginativa para a criança. O tamanho do espaço não importa. E pode ser dentro ou fora de casa. O que prende a atenção é a proposta da brincadeira. Aqui no link você vai encontrar várias sugestões de cantinhos. Para crianças pequenas e grandes em diversos ambientes e com materiais que você encontra na sua casa.

Quebra-cabeça de coração
As brincadeiras ajudam a fortalecer os vínculos familiares (Foto: Reprodução/GettyImages)

Aposto que depois de criar alguns, você mesmo vai conseguir fazer os cantinhos, conforme aquilo que a família mais gostar!

Agora, quando e se você tiver mais tempo neste período de férias só para seus filhos, aproveite uma destas nossas sugestões. Todas têm um jeitinho de férias, mesmo para quem – como eu – não vai viajar neste mês de julho. Preparados? Vamos lá!

  • 1. Caça ao Tesouro Cultural – Transforme sua casa ou apartamento em um cenário cheio de mistérios e enigmas. Essa brincadeira divertida e educativa fará com que os pequenos mergulhem na cultura e história de diferentes lugares. Ideal para dias mais frios ou chuvosos.
  • 2. Brincando de Piquenique – Leve a diversão para dentro de casa! Organize um piquenique improvisado na sala de estar ou na varanda. Prepare lanches saborosos, coloque uma toalha no chão e aproveite momentos deliciosos em família.
  • 3. Experimentando Artes Plásticas – Solte a imaginação! Reúna tintas, pincéis e papéis e transformem a casa em um verdadeiro ateliê. Seja qual for a temperatura lá fora, dentro de casa a criatividade vai aquecer os corações.
  • 4. Dia de Jogos de Tabuleiro – Desafie seus filhos para uma tarde de jogos de tabuleiro. Escolham juntos seus favoritos e divirtam-se em uma competição saudável. E quem sabe você não descobre um novo campeão em casa?
  • 5. Circuito de Obstáculos – Se o tempo estiver aberto e o sol brilhando, é hora de criar um circuito de obstáculos no quintal ou no parque próximo. Pule, rasteje, corra e aproveite ao máximo essa brincadeira cheia de energia!
  • 6. Teatrinho de Fantoches – Use meias, papelão e outros materiais que tiver em casa para criar fantoches e encenar histórias divertidas. Solte o artista que há em você e divirta-se com os pequenos atores mirins.
  • 7. Dia de Acampamento Indoor – Crie uma barraca improvisada na sala de estar, com lençóis e almofadas. Prepare uma lanterna e conte histórias assustadoras antes de dormir. Uma aventura incrível sem sair de casa!
  • 8. Corrida de Obstáculos Sensoriais – Prepare desafios sensoriais, como tigelas com água colorida, caixas com objetos surpresa, e conduza seus filhos em uma emocionante corrida. Uma maneira divertida de estimular os sentidos e a criatividade.
  • 9. Dia de Observação de Pássaros – Seja no jardim, na praça ou até mesmo na varanda, observar pássaros é uma atividade fascinante. Pegue binóculos, o celular e saia à procura de diferentes espécies.
  • 10. Já fiz tudo isso – Sem problemas! Aqui no link tem um guia de férias direto no nosso site Tempojunto.

Agora você tem uma lista repleta de opções para aproveitar ao máximo as férias de julho com seus filhos. Escolha uma brincadeira por dia, misture as sugestões e crie momentos especiais!!!!! E aí, gostou das dicas? Conta pra gente qual brincadeira você mais curtiu e se tiver mais sugestões, compartilhe com a gente! Afinal, brincar é sempre melhor quando estamos todos juntos, aproveitando cada momento com nossos pequenos. Boas férias!

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Pyetra e namorada - Reprodução: Instagram

Família

Filha mais nova de cantora Simony se assume bissexual e posta fotos ao lado de namorada

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"