Brincar é coisa séria

6 brincadeiras dentro de casa para fazer nas férias de julho

Ler e brincar de teatro de fantoches ajuda as crianças a desenvolverem criatividade e imaginação - iStock
iStock
Ri Happy

Publicado em 07/07/2023, às 07h16 - Atualizado às 07h18 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


O fim do semestre acabou, as férias de julho estão aí e pode ser um desafio manter as crianças entretidas durante os dias frios. Contar com brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa é uma ótima ideia para deixar os dias fora da escola ainda mais divertidos, e criar memórias que serão levadas para sempre com o seu filho.

A colher de pau da cozinha vira uma varinha mágica, o cobertor se torna uma capa de herói, e qualquer folha sulfite pode ser um portal para uma outra realidade! Em um ambiente em que tudo pode se tornar algo mágico, não esqueça de deixar a imaginação fluir e aproveitar cada momento com o seu filho, afinal, as lembranças ficam para sempre. Confira a seguir algumas brincadeiras para fazer dentro de casa nas férias de julho!

Ler e brincar de teatro de fantoches ajuda as crianças a desenvolverem criatividade e imaginação (Foto: iStock)

1- Teatro de fantoches

Esse item é um clássico! O teatro de fantoches tem o poder de estimular a imaginação das crianças, o que é essencial para essa fase da vida. Se não tiver fantoches, pode ser com meias de qualquer estilo. O importante é entrar no personagem e contar uma história divertida!

2- Viagem no tempo

Hoje em dia existem tablets, smartphones e Internet na palma da mão das crianças, mas nem sempre foi assim. Essa é uma oportunidade para mostrar ao seu filho como era brincar “à moda antiga”. Separe as suas brincadeiras favoritas e veja como as brincadeiras “old school”, como bolinhas de gude, peteca e jogos da memória ainda fazem sucesso!

É possível criar memórias incríveis nas férias dentro de casa! (Foto: Getty Images)

3- Fazer uma árvore genealógica

Você e seu filho são resultado de todos os parentes que vieram antes de vocês. Essa brincadeira pode até mesmo se tornar uma pesquisa! A criança pode perguntar para os avós ou bisavós sobre os avós e bisavós deles para traçar a árvore genealógica. Pegue fotos antigas que possam ajudar a ilustrar toda a história da família. Conhecer as suas origens é essencial, e resgatar memórias antigas é uma ótima forma de mostrar como o mundo era antes da chegada do seu filho.

4- Caça ao tesouro

Pode ser o brinquedo favorito do seu filho, ou aquela sobremesa que ele pede a cada refeição. Esconda ele em um local que não seja impossível e nem perigoso para a criança encontrar, e espalhe dicas pelo percurso que você quer que ela percorra. É possível até mesmo fazer um mapa com etapas a serem cumpridas, como organizar o quarto.

Brincar em casa é uma ótima forma de exercitar a imaginação das crianças (Foto: Getty Images)

5- Ensaio fotográfico

Separe os melhores figurinos, sapatos e acessórios para fazer uma sessão de fotos incrível! As crianças podem pensar em formas de compor diferentes cenários, como esticar um lençol para criar um fundo branco, ou usar luzes de árvore de natal para colorir o local. Se você tiver aquela câmera antiga guardada no fundo do armário, agora é a hora de colocar as pilhas de novo. Se não, é possível usar a câmera do celular e aproveitar a boa qualidade da imagem.

6- Piquenique

Quem disse que o piquenique só pode ser feito fora de casa? A diversão começa na hora de preparar o que estará no piquenique, como aquele bolo de chocolate com receita de vó, os sanduíches que só você sabe fazer ou aquela fornada de biscoitos que vocês inventaram a receita. Depois, é só estender uma toalha no chão da sala e aproveitar o momento “fora da rotina”. Só tenha uma atenção redobrada em caso de bichos de estimação dentro de casa!

Veja também: De pecinha em pecinha

Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido.


Leia também

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Sorocaba fala nome de um dos gêmeos e leva bronca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sorocaba deixa escapar o nome de um dos gêmeos e leva bronca da esposa