Recém-Nascido

Tudo ao mesmo tempo vezes dois! Dicas para os cuidados com gêmeos

A rotina de gêmeos recém - nascidos precisa ter mais planejamento

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

A rotina com filhos gêmeos devem ser mais organizada (Foto: Shutterstock)

A rotina com filhos gêmeos devem ser mais organizada (Foto: Shutterstock)

Descobrir uma gravidez de gêmeos é sempre incrível. Quando passa a surpresa, porém, é comum sentir uma certa insegurança. “Será que vou dar conta de dois bebês recém – nascidos?” Vai, sim. Pensando nisso, separamos algumas dicas para tornar a rotina dos primeiros meses dos gêmeos mais fácil.

Leia também:

10 desafios da educação de gêmeos

Anúncio

FECHAR

Grávida de gêmeos? Veja 10 coisas que você precisa saber

Gêmeos desenvolvem linguagem própria entre eles; Veja relato de mãe

1 – Cronograma

Planejamento e organização são palavras fundamentais para os pais de gêmeos. “É interessante fazer uma tabela para não confundir horários de mamadas de cada um”, indica Sonia Lourdes Liston Colina, mãe de Isabela e pediatra do Hospital Edmundo Vasconcelos. Com o passar dos meses, os cuidados passam a fluir de maneira mais natural. É importante lembrar também que as regras não precisam ser tão rígidas.

2 – Amamentação dupla

Para facilitar a rotina, os bebês podem mamar ao mesmo tempo, um em cada seio, desde que seja confortável para mãe. “É possível quando eles são pequenos, até por conta do peso, ou mais tarde quando já conseguem ficar sentados”, confirma a pediatra.

Gêmeos recém - nascidos podem dormir no mesmo berço até os três meses de idade (Foto: Shutterstock)

Gêmeos recém – nascidos podem dormir no mesmo berço até os três meses de idade (Foto: Shutterstock)

3 – Mesmo berço

A duplinha também pode dividir o mesmo berço para simplificar o dia a dia e até mesmo a falta de espaço, no caso de pais que preferem deixar o berço no mesmo quarto que o do casal. Mas isso só pode acontecer até os três meses das crianças. “Depois, tendem a se mexer demais e um pode interferir no sono do outro” alerta a médica.

4 – Tudo ao mesmo tempo ou uma coisa de cada vez?

Nem sempre todos os pais têm babás ou familiares por perto para que os cuidados, como banho ou troca de fraldas, sejam feitos ao mesmo tempo nos dois pequenos. Então, estes afazeres devem ser realizados da forma mais coerente com o momento.

Saiba o que esperar de uma gestação de múltiplos

Vídeo: Gêmeos têm reencontro emocionante após um ter alta da UTI

Quando um está dormindo, é interessante dar mais atenção para quem está mais agitado, por exemplo. “Só é importante que um não seja priorizado porque tem um temperamento mais exacerbado. Pelo contrário, é essencial aproveitar essas oportunidades para treinar a paciência de cada um”, explica Sonia. À medida que os bebês forem crescendo, as atividades compartilhadas como o banho e as refeições são muito saudáveis.

5 – Observe

Mesmo sendo tão parecidos fisicamente, é importante lembrar que os gêmeos são indivíduos diferentes e com características, muitas vezes, opostas. “Temperamentos distintos devem ser respeitados desde cedo para que as crianças desenvolvam todo o seu potencial”, comenta a pediatra.

Festival de gêmeos elege os mais parecidos e as fotos são super divertidas

Vídeo: Gêmeos prematuros dão as mãos com apenas 2 semanas de vida