Recém-Nascido

Saiba como lidar com o surgimento de dentinhos em recém-nascidos

O aparecimento dos dentes nessa fase não é comum

Carolina Piscina

Carolina Piscina ,filha de Ana Maria e Osvaldo

(Foto: Shutterstock)

Se o seu filho nascer já com dentinhos, não entre em pânico, mas visite um odontopediatra (Foto: Shutterstock)

Algumas crianças podem nascer já com dentinhos. Na realidade, todos os bebês desenvolvem os dentes já dentro do útero, mas a diferença é que alguns nascem com eles para fora. Os pais devem estar alertas e consultar um odontopediatra assim que notarem esse fenômeno.

Leia também

Guardar os dentes de leite do seu filho pode ajudar em tratamentos de saúde no futuro

Anúncio

FECHAR

3 erros que a gente comete quando o dente está mole

Saiba como cuidar dos dentes do bebê

Apesar de não ser problemático, esse fato não é tão comum. Esse dente que despontou já dentro do útero pode ser um dente de leite normal, que saiu antes da hora indicada ou então um dente extra, que se formou a mais. Até hoje, não há pesquisas ou evidencias de que isso se deva a qualquer tipo de problema na gestação.

É importante a visita ao odontopediatra nesses casos, já que o especialista poderá averiguar quais as melhores medidas a serem tomadas. “Quando a criança nasce com o dente já na gengiva, é preciso estar atento se está mole, porque a criança pode engolir e, nesses casos, ele precisa ser retirado”, explica a odontopediatra Thelma Parada, mãe de Guilhermina.

(Foto: Shutterstock)

É importante cuidar dos dentes desde o aparecimento deles, escovar sempre! (Foto: Shutterstock)

No caso de o bebê nascer com o dente a mais, normalmente a coloração dele não vai ser das mais bonitas, ele tem um tom amarelo acastanhado e formato cônico, parecido com uma pirâmide. Se ele estiver mole, deve ser retirado; caso contrário, pode ser lixado, para que não atrapalhe a amamentação.

Quando é apenas necessário lixar o dente, alguns cuidados precisam ser tomados. Fazer a limpeza do dente é essencial, com um paninho, dedeira ou escova pequena. O uso da pasta de dente fica a critério da família e do odontopediatra, em conjunto.

Seis erros que devem ser evitados ao escovar os dentes

Células-tronco podem ser extraídas de dentes de leite

Ai meu dente!