Bebês

Saiba como cuidar dos dentes do bebê

A higiene começa antes mesmo de os dentinhos nascerem, limpando a gengiva. Confira, em vídeo, como fazer

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Os cuidados com os dentes do bebê começam ainda dentro da barriga. Mesmo que os dentes só deem o ar da graça por volta dos seis meses, eles já estão quase totalmente desenvolvidos quando o bebê nasce. Os hábitos alimentares da mãe têm relação com o paladar do bebê, que começa a se desenvolver a partir do quarto mês de gravidez. Estudos mostram que, quando a mãe ingere açúcar em excesso durante a gestação, o filho pode ter tendência a gostar de doces.

Os nutrientes que a gestante deve ingerir são principalmente cálcio (encontrado em iogurte, queijo, salmão, sardinhas em lata, figos secos, leite, amêndoas e verduras com folhas verde-escuro, por exemplo), fósforo (carne bovina, peixe, ovos, leite e derivados, nozes e leguminosas, cereais e grãos), além de vitaminas A, C e D (óleo de fígado de bacalhau, ovos, cenouras cruas, beterraba, brócolis, chicória, batata doce, abobrinha, acelga, agrião, couve, abacaxi, banana, caju, caqui, goiaba, laranja, limão, manga, melão, morango, e óleos vegetais, entre outros).

Anúncio

FECHAR

Preparativos: Antes de iniciar o processo é importante que o material esteja limpo. No caso da dedeira ou da escova de higienização, lembre-se de esterilizá-los regularmente.

Para limpar a gengiva do bebê, você vai precisar de apenas um dos seguintes materiais:

  • Fralda de algodão ou gaze (usada enrolada no seu dedo)
  • Luva de pano
  • Dedeira de silicone
  • Escova de higienização

Molhe a gaze ou a fralda em água filtrada. Cuidadosamente massageie toda a gengiva do bebê. Aproveite e limpe a bochecha e a língua também. O ideal é que você faça essa limpeza após o banho e quando ele regurgitar.

Veja como proceder em cada fase:

Recém-nascido: a limpeza e ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite da amamentação.

Assim que os primeiros dentes nascem: a fralda pode ser substituída por uma escova de treinamento.

À noite: quando os dentinhos já estiverem formados, as crianças que gostam de mamar à noite não devem dormir sem antes fazer a higiene da boca, pois esse hábito pode causar a “cárie de mamadeira”, um tipo de cárie de avanço muito rápido que atinge os dentes de leite dos bebês e pode destruí-los.

Com apoio da MAM, a série Primeiros Cuidados traz vídeos sobre os cuidados com o bebê, toda em vídeo, mostrando o que você precisa ver como é para fazer parecido. São vídeos no melhor espírito tutorial, mostrando passo a passo, como dar banho, cortar a unha, fazer arrotar, trocar fralda de menino e menina…

O roteiro dos vídeos e a direção são da nossa colunista Silvia Faro, mãe da Lis, que já passou por tudo isso, e traduz as orientações dos melhores especialistas sobre cada situação.  A coordenação é da editora-executiva Larissa Purvinni, que depois de ter a Duda e a Babi fez pós-graduação em primeiros cuidados. A produção é da Blackout Produções Digitais.

 

Consultoria:

Dr. Claudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, pediatra e colunista da Pais & Filhos, tel.: (11) 3812-8477

Dra. Marcia Andre, odontopediatra e mãe de Carolina e Juliana, tel.: (11)  5051-1309