Recém-Nascido

Mães podem tingir o cabelo durante o período de amamentação? Saiba

O assunto tem muitas contradições, mas a recomendação médica é clara

Carolina Piscina

Carolina Piscina ,filha de Ana Maria e Osvaldo

(Foto: Shutterstock)

Tonalizantes são a melhor alternativa nessa fase (Foto: Shutterstock)

Durante o período da amamentação, existem muitas restrições, como a ingestão de álcool, o consumo de tabaco e até mesmo alimentos como o chocolate. Porém, há uma grande polêmica em torno da tintura de cabelo. Pode ou não usar, afinal?

Leia também

Vídeo: como as pessoas reagem à amamentação em público

Anúncio

FECHAR

Desvendamos 9 mitos sobre amamentação

Conheça 18 dicas incríveis sobre amamentação

A recomendação de Tatiana Steiner, mãe de Lorena e Bruno, Doutora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é de que as mães evitem o procedimento de tinturas, assim como os de alisamento, pois são utilizados produtos químicos que podem afetar a saúde da mãe e do bebê. “Nem mesmo a henna é permitida, pois nem todos os produtos são de boa qualidade e podem oferecer riscos à saúde”, explica a especialista.

Já o ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, Alberto d’Auria, pai de Alberto e André, indica os tonalizantes como a melhor forma de pintar o cabelo durante a amamentação. O problema não está somente na química que o couro cabeludo absorve e passa para o bebê através do leite. O cheiro da tintura para cabelos também agride o recém-nascido, podendo causar uma rinite alérgica ou até mesmo dores de cabeça na criança. “O ideal durante a amamentação é que o bebê tenha contato com o cheiro da mãe e somente isso”, explica Alberto.

(Foto: Shutterstock)

O bebê deve sentir apenas o cheiro da mãe durante a amamentação e não de produtos químicos (Foto: Shutterstock)

Além desses fatores, após o parto acontece o eflúvio telógeno, um aumento na queda dos cabelos. “Normalmente não há necessidade de tratamento, pois os fios voltarão a crescer posteriormente, inicialmente mais finos e deverão voltar ao normal ao longo dos meses”, afirma Tatiana. Por isso, pense também nos danos causados no cabelo que é tingido nessa fase, quando já está mais vulnerável que o normal.

5 coisas surpreendentes que podem afetar sua produção de leite materno

Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Saiba a importância de doar

Empresas do bem: conheça algumas iniciativas que incentivam a amamentação