Bebês

Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Saiba a importância de doar

1 litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Saiba como ajudar os milhares de bebês que estão precisando de alimento

Carolina Piscina

Carolina Piscina ,filha de Ana Maria e Osvaldo

doação leite materno

Atualmente, o Brasil possui a maior rede de Bancos de Leite do mundo: temos 202 bancos e 98 postos de coleta em todo o país, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde. Mas faltam doadoras! Atualmente, as doações suprem 55% da real demanda nacional. Hoje é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, entenda como funcionam as regras para que você também possa ajudar os bebês que precisam de leite materno.

 

Anúncio

FECHAR

Leia também:

5 desafios da amamentação na volta ao trabalho

20 coisas para NÃO dizer a uma mãe sobre amamentação

Empresas do bem: conheça algumas iniciativas que incentivam a amamentação

 

Muitas mães lactantes, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do bebê. Entretanto, poucas sabem que 1 litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. E são muitas crianças que estão precisando dessa ajuda, principalmente os bebês prematuros. Para colaborar, primeiro você precisa encontrar um Banco de Leite Humano próximo a você, o que pode ser consultado aqui.

Para doar, existem algumas regras: a mulher precisa apresentar excesso de leite, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar o leite excedente. Ao retirar o leite, você deve guardá-lo em um frasco de vidro com tampa plástica; antes de colocar o leite no recipiente, você precisará ferver a embalagem durante 15 minutos e não deve deixar o frasco secar naturalmente.

Quando for retirar o leite, faça logo após a mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias. Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa. A higiene também é essencial: as mamas devem ser lavadas apenas com água e secadas com uma toalha limpa.

Após a retirada do leite, você deve armazená-lo no congelador ou freezer por, no máximo, 15 dias. Da próxima vez que você for retirar o leite, será necessário utilizar outro recipiente esterilizado. Depois do processo de seleção, classificação e pasteurização, o leite é distribuido com qualidade certificada aos bebês que estão internados nas unidades neonatais.