Criança

Vamos ajudar: poste fotos de parquinhos com risco de acidentes

Campanha pede ajuda de pais para chamar atenção para a causa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

parquinho-seguro

(Foto: Shutterstock)

Quando você leva seu filho ao parquinho, presta atenção nas condições de segurança dos brinquedos no local? Caso contrário, então é hora! A campanha “Quero meu parquinho seguro” pede que os adultos responsáveis pela criança publiquem fotos ou vídeos de algum parque que apresente risco ou relate acidente que tenha ocorrido nesses lugares. O compartilhamento pode ser feito no  Instagram, Facebook ou Twitter, com a hashtag #queromeuparquinhoseguro.

Lançada pela ONG Criança Segura e o programa “Papo de Mãe”, a ação pretende dar visibilidade à norma 16071 da ABNT, que estabelece requisitos para a construção de playgrounds. O plano é pressionar para que essas regras passem a ser usadas como referência na construção dos brinquedos, no planejamento dos espaços e na manutenção de parquinhos.

A campanha mira ainda na informação do público em geral sobre como fiscalizar as condições estruturais desses locais e formas de evitar acidentes. Segundo o Ministério da Saúde, desde 2008, quase 4 mil crianças, entre 0 e 14 anos, foram internadas no SUS (Sistema Único de Saúde) devido a quedas ocorridas em parquinhos. De 2008 a 2013, foram registrados 18 casos fatais.

Anúncio

FECHAR

“É importante termos políticas públicas adequadas para ajudar a diminuir os riscos de acidentes e garantir a manutenção e fiscalização desses espaços”, diz em nota Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste (Associação de Consumidores), que é apoiadora da campanha.

Leia também:

Criança em casa, atenção redobrada! Saiba como evitar acidentes domésticos

8 dicas para prevenir acidentes domésticos com crianças

Evite acidentes: Dicas para uso seguro das escadas rolantes e elevadores

Será que as peças de roupas são seguras para as crianças?

Negligência dos pais causa trauma nos filhos