Gravidez

Ansiosa para a chegada do bebê? Um check list pode te ajudar!

Shutterstock
Shutterstock
Parents

Publicado em 05/04/2016, às 08h32 - Atualizado em 26/08/2016, às 08h31 por Redação Pais&Filhos


Você vai concordar que, em alguns momentos, o estresse e a gravidez parecem andar lado a lado. Junto às outras preocupações – trabalho, parto, cuidados com um recém-nascido – outras dores de cabeça também começam a surgir. “Como posso encontrar o pediatra certo?” “Meu parceiro dividirá as tarefas comigo?”.

Boas notícias: pequenas mudanças planejadas podem fazer com que você se senta mais preparada e menos ansiosa. “Quanto mais você planejar agora, menor será o estresse quando o bebê chegar,” afirma Dina Kulik, médica de emergência pediátrica no setor do Hospital de Toronto especializado no atendimento de crianças. Veja as preocupações mais comuns de grávidas e como você pode se preparar diante delas.

Trazer o seu bebê para casa

É normal ficar imaginando a sua nova vida e como ela poderá ser muito ocupada e agitada.

O pode ser feito?

Crie planos concretos, fazendo com que a nova fase do recém-nascido seja mais fácil. Liste nomes e telefones de consultores de lactação, possíveis babás, pessoas que podem fazer e congelar marmitas para você, armazéns e restaurantes que trabalham com entrega em casa e tarefas que podem ser atribuídas aos membros da sua família e ao seu círculo de amigos (como limpar a casa, passar na lavanderia e deixar recados). Isso te ajudará a se sentir no controle e menos exausta.

Não aguenta mais os enjoos da gravidez? Calma, eles vão passar

Escolha do pediatra

É claro que você quer um pediatra confiável. Você também precisará de uma pessoa que te aguente com suas várias perguntas e ligações a qualquer hora.

O que pode ser feito?

Faça uma lista. Comece com critérios que são importantes para você, como consultórios próximos a sua casa ou com mais de um único médico disponível, caso o seu não esteja no momento que você precisar. Além disso, recolha recomendações de amigos, família e seu obstetra/ginecologista.

Pergunte sobre agendamento de consultas com dois ou três pediatras, sobre horários de expediente do consultório – durante a noite e aos finais de semana, associações com hospitais e o tempo de uma consulta.

Combinar os cuidados com o seu parceiro

É claro que ele é um ótimo parceiro para você, mas passa pela sua cabeça se você ainda o amará quando vocês dois estiverem horas sem dormir várias noites seguidas. E você também precisa saber se os dois estarão de acordo para dividir as responsabilidades do bebê.

O que pode ser feito?

Seu parceiro, certamente, divide as mesmas preocupações que você. É válido que vocês discutam essas questões em conjunto. Como as tarefas serão divididas, da alimentação às mudanças mais profundas: “Vocês irão alternar as refeições ou as noites de sono?” Você não será capaz de deixar tudo pré-estabelecido antes da vinda do bebê, mas é bom ter alternativas para diminuir sua ansiedade.

Configurando o quartinho

Montar o quartinho do bebê e decorá-lo é divertido, mas pode ser difícil.

O que pode ser feito?

“Não tente fazer tudo sozinha,” disse Carrie Krawiec, diretora executiva da Associação de Casamento e Terapia Familiar de Michigan (em tradução livre), em Farmington. Ao invés disso, liste amigos e família: inclua a pintura como tarefa do seu pai e fale para a sua irmã organizar o guarda-roupa. Pode ser difícil sair um pouco do controle, mas isso trará um alívio maior para você antes de o bebê chegar.

Manter o seu bebê seguro

Você já deve ter tido inúmeras aulas sobre o momento do parto, mas quais são os procedimentos de primeiros socorros com um bebê? Como saber se aquele berço atende aos padrões de segurança estabelecidos pela lei?

O que pode ser feito?

Alguns hospitais e centros comunitários oferecem aulas de primeiros-socorros infantis. Assisti-las pode ajudar para aliviar os seus medos, uma vez que o bebê estará em casa. “Se você souber como ajudar o seu bebê, sem dúvidas, se  sentirá mais segura quanto ao seu papel como mãe.” Sobre os produtos infantis, faça uma pesquisa como uma boa lição de casa. Procure se informar a partir de fontes confiáveis.
Existem pessoas que vão saber da sua gravidez antes mesmo de você contar

Mito ou verdade? Teste seus conhecimentos sobre gravidez


Palavras-chave
Comportamento

Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Gabi Luthai estava grávida de gêmeos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Téo Teló e Gabi Luthai escolhem nome curto e com forte significado para o primeiro filho

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Vicky se surpreende com quarto em mansão - (Foto: reprodução/Instagram)

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

Sophie Charlotte - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Separada recentemente, Sophie Charlotte é vista em clima de romance com filho da Madonna