Família

Thaila Ayala fala sobre desafios e alegrias da maternidade com fotos inéditas da bebê: “É exaustivo”

Thaila Ayala fala sobre desafios e alegrias da maternidade com fotos inéditas da bebê: “É exaustivo” - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 21/04/2023, às 16h16 por Redação Pais&Filhos


Thaila Ayala recorreu às redes sociais para falar dos desafios e as alegrias que a maternidadelhe trouxe. Nessa sexta-feira, dia 21 de abril, a influenciadora postou fotos com os dois filhos Francisco e Tereza, frutos de seu relacionamento com o ator Renato Góes.

Thaila Ayala com sua filha caçula no colo á esquerda e Francisco com Renato à direita
Thaila Ayala fala sobre desafios e alegrias da maternidade com fotos inéditas da bebê: “É exaustivo” (Foto: Reprodução/Instagram)

Ao legenda os registros postados no Instagram, a mãedesabafa: Não tenho legenda pra TANTO! É exaustivo, é dolorido as vezes insano… Loucura louca! Mas não dá p descrever o que bate no meu peito, o que enche a minha alma, o que arrebata minha vida e transforma tudo novo de novo!”

Confira a publicação:

Síndrome de Hellp

No dia 16 de abril, Thaila  deu à luz a filha caçula. Durante as duas gestações, a atriz compartilhou através das redes sociais relatos sobre os diversos problemas de saúde que enfrentou. Entre eles, o mais grave foi a Síndrome de Hellp, que coloca em risco à vida da mãe e do bebê.

Thaila Ayala e Renato Góes segurando a bebê no colo enquanto estão no hospital
Tereza veio ao mundo no dia 16 de abril deste ano (Foto: Reprodução/@thailaayala/@fabisalomaofotografia)

Por meio dos stories do Instagram, Thaila chegou a contar que durante a segunda gravidezteve mais problemas e riscos do que na primeira. A atriz disse ainda que tentaria não marcar uma cesárea. “Tereza está com percentil 6, estou com 38 semanas e dois dias, ainda estou esperando chegar nas 39 para ver se, controlando a pré-eclâmpsia e a Síndrome de Hellp, conseguimos esperar a hora certa. Por ter esta condição, ela não aguenta passar por um parto natural, mas estamos tentando pelo menos que ela escolha o dia e horário”.

Já na gestação de Francisco, o primeiro filho, ela também enfrentou muitas dificuldades causadas pela Síndrome. No segundo episódio do podcast “Mil e Uma Tretas”, a atriz falou sobre a gestação do filho que nasceu prematuro, de 33 semanas. “Tive todas as dores do planeta, (…) os piores meses e o maior desafio da minha vida”.

Thaila Ayala grávida
Thaila Ayala relatou diversas dificuldades durante as duas gestações (Foto: Instagram/@thailaayala)

O que é a Síndrome de Hellp?

De acordo com a Dra. Silvia Herrera, obstetra especialista em medicina fetal do Sabará Hospital Infantil, a Síndrome de Hellp é uma forma grave de pré-eclâmpsia (doença hipertensiva), que é caracterizada por hemólise (modificação estrutural das hemácias), causando anemia, elevação das enzimas hepáticas por lesão nas células do fígado e plaquetopenia (queda no número das plaquetas).

A doença, inclusive, é grave e pode causar diversos impactos durante a gestação, levando a quadros hemorrágicos cerebrais e abdominais. Além disso, também pode levar a falência do fígado, falência dos rins, edema de pulmão, descolamento de placenta, CIVD (coagulação intravascular disseminada) e até mesmo óbito materno. Além dos impactos para a gestante, ela também pode gerar riscos para o bebê, em sua maioria relacionados à prematuridade, dependendo da idade gestacional que se instala.

Sintomas e diagnóstico

É importante estar atento aos sintomas, que por vezes são discretos e específicos como: mal-estar, náusea, cefaleia (dor de cabeça), icterícia, dor na região do estômago ou hipocôndrio direito. Já o diagnóstico é feito por exames laboratoriais. O hemograma completo pode detectar um número reduzido de plaquetas (abaixo de 100000/mm3º), assim como a presença de anemia e hemácias fora do comum. “Quando dosagens de enzimas hepáticas estão elevadas, geralmente, bilirrubinas totais também estarão elevadas”, explica.

Existe tratamento?

“O tratamento definitivo é a interrupção mais brevemente possível da gestação, preferencialmente por parto vaginal por ter menor risco de sangramento, ou cesárea”, explica. Segundo a Dra. Silvia Herrera, por conta desses riscos de sangramento, é comum serem necessárias transfusões de sangue ou plaquetas antes ou pós-parto. Também é importante, caso haja tempo, uma preparação de melhores condições do feto, a depender da idade gestacional. “Fetos com menos de 34 semanas devem receber corticoide para a maturação pulmonar e fetos com menos de 32 semanas além do corticoide, devem receber sulfato de magnésio para proteção neural. Assim estarão em melhores condições para sobreviver pela prematuridade”, finaliza a especialista, explicando a importância do cuidado com o feto.

Veja também: ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular