Família

Anemia: o que é, 12 sintomas comuns, como prevenir, causas e tratamento

A anemia traz como consequência a falta de oxigenação em tecidos ou órgãos do corpo - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 30/06/2021, às 11h47 - Atualizado às 11h56 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Anemia é papo sério e merece a atenção da família! Se a criança apresenta palidez, anda apática e não tem ânimo para brincar, correr ou praticar esportes, é preciso ficar de olho aos sinais e consultar um pediatra para tirar a condição da reta!

De acordo com Ana Carolina Cardoso, médica especialista em hematologia e transplante de medula óssea, que integra o OncoCenter Dona Helena, a doença pode afetar de diversas formas: “Em crianças, a anemia está associada ao retardo do crescimento, comprometimento da capacidade de aprendizagem (desenvolvimento cognitivo), da coordenação motora e da linguagem; efeitos comportamentais, como a falta de atenção e fadiga”, explica.

A anemia traz como consequência a falta de oxigenação em tecidos ou órgãos do corpo (Foto: Shutterstock)

O que é anemia?

A anemia é uma deficiência dos níveis de hemoglobina, uma substância presente nos glóbulos vermelhos, que faz com que o sangue transporte oxigênio para todas as partes do nosso corpo. Como consequência, os tecidos e órgãos do corpo podem sofrer com a falta de oxigenação, causando diferentes sintomas.

Causas de anemia

A anemia é causada principalmente pela má alimentação e, consequentemente, pela deficiência de nutrientes como ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Mas, segundo a Dra. Ana Carolina Cardoso, pode ser ocasionada também por doenças da medula óssea, que comprometem a produção dos glóbulos vermelhos, sendo uma delas as leucemias.

Sintomas

  • Cansaço
  • Palidez da pele e mucosas
  • Palpitações
  • Sonolência
  • Formigamento nas mãos e nos pés
  • Falta de apetite
  • Alteração do paladar
  • Dor de cabeça
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Desejo por comer coisas estranhas
  • Nas crianças, dificuldade de aprendizado e concentração

É possível curar a anemia com alimentação?

Inserir alimentosricos em ferro ajudam bastante, como carnes vermelhas, peixes, beterraba, cereais, gema de ovo, nozes e amêndoas, feijão, tofu e verduras escuras. Mas, segundo o Dr. Claudio Lenn, pediatra, nosso colunista e pai de Fernando, Beatriz e Silvia, “a medicação (suplementação de ferro) é capaz de fornecer quantidades mais elevadas para o tratamento da anemia ferropriva do que os alimentos”.

Ingerir leite após as refeições pode prejudicar a absorção de ferro?

Sim, pode. Segundo o pediatra, felizmente esse hábito é cada vez menos comum entre as crianças. “A tendência atual é que os alimentos sejam oferecidos nos seus horários de rotina, separadamente: alimentos salgados, frutas e leite e derivados.

Se os pais suspeitarem de que pode ser anemia, é muito importante procurar por um especialista (Foto: iStock)

Como prevenir anemia

Apesar de nem todos os tipos de anemia terem prevenção, é possível driblar a situação em alguns casos. “As causas mais comuns de anemia podem ser prevenidas com uma dieta equilibrada em nutrientes e com acompanhamento médico regular”, destaca Ana Carolina Cardoso.

Diagnóstico e tratamento de anemia

Quando há suspeita de anemia, é necessário levar a criança ao médico, fazer acompanhamento nutricional e uma investigação completa para passar (bem!) por esse problema. “Anemia não é um diagnóstico final, mas uma consequência. Uma vez que ela foi diagnosticada, o médico deve investigar a causa”, explica a Dra. Regina Biasoli, hematologista do Alta Excelência Diagnóstica.

O tipo de exame que o médico pode pedir varia de criança para criança, dependendo do caso, do relato dos pais e do histórico do paciente. Em alguns quadros, o tratamento pode incluir a reposição dos nutrientes através de medicamentos, além da mudança alimentar, sempre acompanhados por um profissional.

De olho na anemia falciforme!

A doença hereditária, passada de pais para filhos, afeta o formato dos glóbulos vermelhos, deixando-os como se fossem uma foice. As células, que possuem alteração em sua membrana, podem romper facilmente, causando anemia. “Um glóbulo vermelho é uma célula do sangue que normalmente tem o seu formato arredondado, já na anemia falciforme, essa célula tem um formato achatado e semelhante a uma lua crescente, ou uma ‘foice’, explica Dra. Francielle Tosatti, Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria, especialista em em Emergências Pediátricas pelo Instituto Israelita Albert Einstein. Veja mais sobre anemia falciforme.


Leia também

Nahim pediu para ter caixão no chão para se despedir dos cachorros - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Nahim tem despedida emocionante com caixão no chão para que os cachorros se despeçam do cantor

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-mulher de Nahim proíbe a presença de filha do cantor no velório: "Não vai se despedir"

Ex-esposa do cantor falou qual a real causa da morte de Nahim - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Ex-esposa de Nahim fala qual foi a verdadeira causa da morte do cantor

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ana Hickmann e Edu Guedes comemoram 1ª noite em casa nova com jantar romântico

Batimentos cardíacos da jovem chegava a 190 quando o pai se aproximava - (Foto: Reprodução/ Rede Globo)

Família

Batimentos cardíacos da jovem internada na UTI chegava a 190 quando o pai praticava o abuso

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Nahim, cantor que foi encontrado morto, faleceu sem conhecer a neta

Nahim e a filha não se falavam desde 2019 - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Entenda o motivo da filha de Nahim ter sido proibida de ir ao velório do pai

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil