Família

Kit bebê: Mães na Finlândia recebem recém-nascidos em caixas e mais 60 itens básicos de maternidade

Produtos que estão no kit de bebês - Reprodução/ Youtube/ The Social Insurance Institution/ Agência governamental finlandesa
Reprodução/ Youtube/ The Social Insurance Institution/ Agência governamental finlandesa

Publicado em 30/03/2023, às 14h27 - Atualizado em 01/04/2023, às 15h21 por Redação Pais&Filhos


Desde 1938, a Finlândia tem uma tradição de entregar para as famílias que tiveram bebês uma caixa recheada de produtos para os primeiros meses de vida dos recém-nascidos.

Entre os itens estão roupas, produtos de higiene, brinquedos, livros, roupas de cama e muito mais. No total são 60 itens que são considerados essenciais para os primeiros meses e até mesmo alguns anos de vida.

Produtos que estão no kit de bebês
Produtos que estão no kit de bebês (Foto: Reprodução/ Youtube/ The Social Insurance Institution/ Agência governamental finlandesa)

A tradição é uma atitude governamental, já que montar um enxoval completo custa caro, e para todos os bebês e famílias que passam pela chegada de recém-nascidos merecem ter produtos de qualidade e que são importantes, a ideia surgiu com o propósito de diminuir a taxa de mortalidade infantil era considerada alta para época, em que o óbito de bebês era de 65 a cada mil vivos.

Até o ano de 1949, apenas famílias de baixa renda recebiam, mas desde então tem sido um direito de todas as famílias que tem bebês no país.

Bebês podem usar a caixa como um primeiro berço
Bebês podem usar a caixa como um primeiro berço (Foto: Reprodução/ YouTube/ The Social Insurance Institution/ Agência governamental finlandesa)

Outra curiosidade é que a caixa é multiuso, inclusive pode ser usada como o primeiro berço do bebê. A ideia conquistou alguns lugares da Escócia e Inglaterra, além disso, em 2014 um trio de pais finlandeses decidiram usar da ideia para gerar dinheiro e passaram a criar caixas parecidas, que foram chamadas de ‘Finnish Baby Box’, e passaram a ser vendidas para outros países europeus.

Lei na Finlândia decide que os pais terão o mesmo tempo de licença das mães

Em setembro de 2022, a Finlândia ampliou a lei em que alicença-paternidade e a equipara a das mães pela primeira vez. Agora, ambos recebem 160 dias para cada um poder ficar em casa com o bebê. Se somadas, as duas licenças chegam a quase um ano. Além disso, o pai ou a mãe pode transferir até 63 dias para o outro.

Antes dessa mudança, somente a licença-maternidade consistia em uma dispensa que podia ser válida por até 105 dias a partir da data prevista do nascimento. O afastamento do trabalho por tais motivos podia ser solicitado por qualquer um dos progenitores – em uma soma de até 158 dias, porém os pais só tinham o direito à licença-paternidade de no máximo 54 dias.

Pai solo expulsa mãe de casa após ela dizer aos netos que ganhariam uma “nova mãe”
Já foi comprovado que países que adotaram essas medidas igualitárias tiveram benefícios para os pais (Foto: Getty Images)

Isso proporciona aos pais mais tempo com os filhos e a situação das mulheres na força de trabalho deve melhorar devido a esta reforma, segundo a ministra de Assuntos Sociais Hanna Sarkkinen. Já foi comprovado que países que adotaram essas medidas igualitárias tiveram benefícios para os pais, que passaram a se aproximar e cuidar mais dos recém-nascidos.

Segundo a pesquisa divulgada pelo site McKinsey e realizada com LeanIn.org, o contexto cultural diante da licença- paternidade vem mudando e mais homens começaram a tira-la, à medida que mais países e empresas passaram a oferecer o benefício.

A pesquisa focou na dinâmica de casais heterossexuais nos Estados Unidos, e os resultados foram positivos. Cerca de 90% dos entrevistados notaram uma melhora no relacionamento com a parceira, havendo também a diminuição dos casos de depressão pós-parto com o envolvimento do pai nos cuidados da criança. São ao todo 90 países que já oferecem essa vantagem garantida por  lei e remunerada, incluindo o Brasil.

A linha TUDO da Ri Happy traz uma verdadeira democratização dos blocos, explorando diversas habilidades das crianças


Leia também

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Família

Pai de menina de 7 anos que morreu dormindo faz desabafo: "Pedimos força"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar tatua nome das filhas do jogador com Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira falam sobre filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly ficou na mesma maternidade que Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly mostra detalhes luxuosos do quarto que ficou na maternidade

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafaella Justus usa roupa avaliada em quase R$ 30 mil em viagem com a família

O menino teve o braço amputado - Reprodução/Twitter

Criança

Menino tem braço amputado após mãe autorizar procedimento ‘sem querer’ por motivo inacreditável