Família

Pode fazer sem medo: entenda a importância de lavar o nariz do seu filho

Getty Images
Getty Images

Publicado em 31/05/2019, às 16h14 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


(Foto: Getty Images)

A gente costuma pensar que os primeiros sinais de tempo seco se manifestam na nossa pele, mas quem sofre antes é o nariz. E as doenças respiratórias são muito mais frequentes no outono e no inverno, principalmente na vida das crianças. A mudança de temperatura e o tempo mais seco podem favorecer as infecções. Por isso, é importante manter as vias respiratórias limpas e hidratadas como forma de prevenção e alívio de doenças.

Cuide do seu nariz

O nariz filtra as partículas poluentes e agentes externos, impedindo que entrem em contato com a parte interna do sistema respiratório. Nesta época do ano, as pessoas costumam ficar mais tempo em locais fechados com pouca circulação de ar, principalmente em escolas e creches. Como são muitas crianças respirando no mesmo ambiente, é comum que existam mais vírus e bactérias no local.

A limpeza nasal diária possibilita a desobstrução e hidratação dessas vias respiratórias. Se não é feita, a secreção fica parada nas narinas e isso facilita a permanência e disseminação de vírus e bactérias, que podem ocasionar doenças respiratórias. A higienização é ainda mais importante para bebês e crianças, que não sabem assoar o nariz direito e sentem um incômodo muito grande com as vias nasais entupidas.

(Foto: Getty Images)

Como fazer a limpeza nasal

A limpeza das vias respiratórias traz (muitos) benefícios para as crianças, mas provavelmente você deve ter tido dificuldade quando tentou aplicar o soro fisiológico no nariz do seu filho. Não é fácil mesmo! É normal sentir um pouco de medo e aflição nas primeiras vezes que você fizer a limpeza nasal com seu filho, principalmente se ele for bebê. Mas basta seguir alguns cuidados para que esse hábito dê certo e entre de vez na rotina da sua família.

O jeito ideal de fazer a higienização é o que funciona melhor para o seu filho. Uma das formas mais conhecidas é injetar soro fisiológico com uma seringa em uma das narinas da criança. A aplicação também pode ser direto com o bico do soro. Só é preciso tomar mais cuidado nestas práticas. O melhor é colocar a criança em uma posição confortável e inclinar a cabeça para trás aproximando o conteúdo nas vias respiratórias, mas sem colocá-lo dentro do nariz para não machucar. Além disso, é preciso usar seringa descartável por três dias e depois trocar, porque pode ficar infectada com vírus e bactérias. Também há risco do próprio soro fisiológico ficar contaminado e, mesmo na geladeira, durar pouco.

Por isso, outra forma mais fácil e segura de limpar o nariz das crianças são os sprays nasais: eles são mais funcionais e pensados especialmente para a limpeza nasal. Com supervisão e orientação, uma criança mais velha pode usar até sozinha. Para fazer essa limpeza, a criança não precisa estar deitada. É necessário apenas inclinar um pouco a mão na hora de inserir o soro ou o spray.

Para melhorar ainda mais a prevenção e o tratamento de doenças típicas do outono e inverno, a Libbs Farmacêutica tem uma linha completa para os hábitos de limpeza e hidratação do Ciclo Diário da Saúde Nasal, com produtos para cuidados respiratórios e tratamento contínuo. A linha oferece produtos para todas as idades da família, inclusive para crianças e bebês. O Salsep Jet Kids® é eficaz para uma limpeza mais profunda, com uma solução salina em jato contínuo, possui o bico fixo ao frasco o que promove mais segurança para as crianças, e o Salsep 360® foi desenvolvido especialmente para a limpeza nasal suave em recém-nascidos e crianças até 4 anos. O produto tem uma válvula exclusiva que permite a aplicação em qualquer posição, inclusive invertida, e libera a quantidade adequada sem provocar sensação de afogamento no seu filho.

SALSEP® (cloreto de sódio 0,9%). Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC Nº 199/2006. AFE Nº 1.0033-3. Serviço de Atendimento Libbs: 0800-0135044. MAXIDRATE® (cloreto de sódio 6 mg/g). Indicações: hidratação da mucosa nasal ressecada e irritada. Reg. MS 1.0033.0126. Serviço de Atendimento Libbs: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SALSEP® E MAXIDRATE® SÃO MEDICAMENTOS, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leia também:

Como prevenir e tratar doenças de inverno

Doenças de outono: conheça os principais sintomas e saiba como proteger seu filho

Alergias no inverno: Se sua casa estiver protegida, seu filho também vai estar


Palavras-chave

Leia também

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Pai de Henry Borel fala sobre nascimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho