Família

Alergias no inverno: Se sua casa estiver protegida, seu filho também vai estar

Alguns cantinhos precisam de limpeza mais reforçada nesta época do ano

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

Fazer a limpeza adequada dos colchões pode evitar doenças (Foto: Shutterstock)

Fazer a limpeza adequada dos colchões pode evitar doenças (Foto: Shutterstock)

Falta pouco para a chegada do inverno, mas o frio já pode ser sentido na maioria das cidades do país.  Neste período, a quantidade de chuva diminui e a de vento aumenta, dificultando a dispersão de poluentes e tornando o ar mais seco e poluído. Segundo o coordenador técnico do projeto social “Brasil Sem Alergia”, o médico Marcello Bossois, a junção desses fatores facilita o desenvolvimento de inúmeros processos alérgicos.

Leia mais:

7 dicas para te ajudar a fazer faxina

Anúncio

FECHAR

Saiba como fazer a decoração do quarto de uma criança alérgica a pó

Ter um irmão previne alergias

Com o tempo mais frio também é comum deixarmos a casa mais fechada para manter os ambientes quentes. “A ventilação reduzida acaba aumentando o acúmulo de poeira, ácaros e mofo e favorecendo doenças, como rinite, asma e sinusite”, explica Marco Lisboa, diretor do Grupo Vip House Mais, especializado em limpeza ecológica de ambientes residenciais e comerciais.

Para evitar essas complicações, é preciso se atentar à limpeza mais eficaz de alguns pontos específicos da casa. Higienizar tapetes, carpetes, cortinas e colchões podem ajudar a acabar com os ácaros e bactérias. “Os colchões, principalmente, são grandes causadores de alergias em adultos e crianças, pois concentram milhões de ácaros e quase ninguém lembra de fazer uma limpeza adequada neles”, comenta.

Outras dicas que também previnem alergias respiratórias no inverno, segundo o alergista Marcello Bossois, é forrar colchões e travesseiros com material impermeável e fazer a limpeza com produtos biodegradáveis (compostos por itens orgânicos). O especialista indica, inclusive, retirar de casa tudo que acumula mofo e poeira, como bichos de pelúcia, jornais velhos e cortinas de pano.

O primeiro resfriado

10 dicas de limpeza