Publicado em 17/06/2019, às 11h47 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Redação Pais&Filhos
Quando o assunto é ganhar peso durante a gravidez, é tudo uma questão de encontrar o equilíbrio perfeito. Você quer comer o suficiente para que seu bebê receba todos os nutrientes, mas não quer exagerar. Exercitar-se para ter benefícios, mas também escutar o seu corpo e tomar precauções extras. Ganhar peso o suficiente para carregar o ser que cresce em você, mas manter esse ganho em um nível saudável (e confie, nós sabemos o quanto pode ser difícil quando os desejos noturnos chegam no meio da noite).
Existem orientações sobre o quanto de peso uma mulher deve ganhar com base em seu IMC pré-gravidez, converse com o seu ginecologista ou obstetra para mais informações-, mas de acordo com novas pesquisas a maioria das mulheres não alcançam suas metas.
Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) fornece uma ampla visão sobre o quanto de peso as mulheres grávidas estão realmente ganhando. Os pesquisadores observaram 1,3 milhões de mulheres, e de acordo com os resultados, 47% das participantes ganharam mais peso do que o recomendado, enquanto 23% ganharam menos. Se essa amostra é a representação das realidades globais, mais da metade das gestações não são tão saudáveis quanto poderiam ser.
Agora, você já sabe que controlar o peso durante esse período pode ser um pouco difícil. Mas não se preocupe, manter o registro e o controle sobre suas atividades físicas e do que você come, pode facilitar a sua saúde e a sua vida durante essas 40 semanas tão especiais.
A importância do monitoramento do ganho de peso pré-natal é muito importante para a previsão de resultados ao fim da gravidez. As mulheres com baixo ganho calórico correm o risco dos bebês nascerem prematuros ou com pouco peso ao nascer, aquelas que ganharam mais do que o necessário podem ter bebês maiores ou precisarem de cesarianas.
“Acredito que ainda persista entre as gestantes a crença de que elas precisam aumentar o seu consumo de alimentos para nutrir o bebê. A realidade é que o feto é muito bom em extrair os nutrientes que precisa da mãe, fora que a fisiologia natural geralmente prioriza a nutrição do bebê em relação a da mulher”, diz Josua U. Klein, diretor médico chefe da Extend Fertility. “Como resultado, muitas mulheres ainda estão tentando nutrir os seus fetos de uma maneira que não é necessariamente efetiva, e que pode levar ao ganho de peso adicional que não é saudável para a mãe ou para o bebê- durante ou mesmo após a gravidez”.
Segundo o Dr. Klein, as mulheres devem assumir o controle de ganho de peso. É recomendado um check-up semanal, afinal o primeiro passo para perceber que você ganhou peso é acompanhar a evolução da gravidez. Uma outra prática recomendada é tentar manter-se comprometida com os seus hábitos alimentares e físicos. E não tenha medo de pedir ajuda!
Fazer escolhas alimentares saudáveis e permanecer ativa com atividades regulares é tão importante na gravidez quanto fora dela. Fazer com que esses hábitos sejam parte da sua rotina pode te ajudar a permanecer em uma faixa de ganho de peso saudável. Viu? Não é tão difícil quanto parece, né?
Leia também:
5 pontos positivos do ganho de peso na gravidez
Você sabia? É no terceiro trimestre da gestação que o bebê ganha mais peso!
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Saiba qual o salário da ginasta Flávia Saraiva, que também é Sargento da Força Aérea Brasileira
Família
Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"
Família
Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Gabriel Medina fala sobre ser pai e chegada de filho durante as Olimpíadas: "Um sonho para mim"
Família
Karina Bacchi devolve casa alugada em meio a mudança com o filho para fora do Brasil
Família
Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"