Especiais

Mãe em home office: a gente te conta os 5 mitos sobre este tipo de trabalho

É necessário avaliar os prós e contras

selo_seminario_oficial
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

shutterstock_285216206_

O home office é uma alternativa para muitas mães conciliarem carreira e maternidade

Você finalmente está trabalhando em casa, o que te leva a estar um passo mais perto da ilusão do equilíbrio entre vida e carreira. Agora, você pensa: estarei apta a realizar tudo o que não poderia fazer quando estava trabalhando na empresa. Entretanto, trabalhar em casa é apenas isso – trabalhar – e pode ser muito desafiador.

Antes de aderir ao escritório doméstico, é importante conhecer alguns mitos para entender se você se encaixa no perfil que esse estilo de trabalho necessita.

Mito 1. Trabalhar em casa será tranquilo.

Anúncio

FECHAR

De muitas formas, o trabalho de casa faz com que a vida fique muito mais fácil. Isso elimina o tempo (e aumenta) de trabalho. Depois de deixar os seus filhos na van da escola, seu trabalho diário pode ser iniciado imediatamente. Mas trabalhar de casa requer uma grande autodisciplina.

Vale lembrar que você não pode passar as primeiras horas do seu dia comentando as fotos de viagens de amigos no Facebook. Ao invés de trabalhar  de um escritório tradicional, quando seu chefe poderia ficar te supervisionando de perto, você precisará de uma grande organização, motivação e foco para ser bem-sucedida em seu trabalho.

Dúvidas e dilemas sobre trabalho e maternidade: Você também tem?

Trabalhar fora ou não?

O que acontece quando a gente tenta trabalhar de casa

Mito 2: Agora que você está em casa, não precisará de babás.

Isso faz todo sentido: você estará em casa, então poderá fugir do trabalho enquanto assiste a um programa de televisão com o seu filho de dois anos. Antes de dar adeus à babá, imagine como seria se você levasse o seu filho para o escritório e tentasse trabalhar.

Você conseguiria trabalhar da mesma maneira? Provavelmente não. Assim, mesmo que esteja em casa ou então na labuta no quarto ao lado, você precisará de alguma ajuda para cuidar das crianças (ou colocar o seu filho na creche, ou recorrer à ajuda de uma babá, ou pedir ajuda para um amigo) para ter tempo e energia para focar no trabalho.

Mito 3. A casa estará sempre limpa e em ordem agora que você trabalha em casa.

A realidade é que as as louças sujas que você deixa na pia no café-da-manhã estarão te esperando intactas na hora do jantar. E as horas passam voando, e todos aqueles projetos de organização cairão por água abaixo enquanto você tenta completar o seu trabalho, antes das suas crianças chegarem da escola.

Eu vou, sim, sair para trabalhar

Mamãe foi trabalhar sem culpa

Mito 4: Você pode trabalhar quando e onde quiser.

Até certo ponto, é verdade que uma agenda flexível é flexível. Dependendo do trabalho que você realiza, porém, você será obrigada a ter atividades semi-regulares por conta do horário da equipe que está ligada diretamente à você. Assim, seu chefe e colegas de trabalho podem saber, mais ou menos, quando você estiver trabalhando e quando eles podem te contatar. Isso te beneficia porque se você trabalha com uma agenda incerta, a inconsistência poderá afetar negativamente a sua produtividade.

Mito 5. Você amará trabalhar sempre sozinha em casa

Primeiro,  trabalhar silenciosamente sem interrupções habituais dos colegas de trabalho pode parecer um sonho. Depois de algumas semanas, você estará correndo desesperadamente para o supermercado para conversar com algum funcionário de lá. Trabalhar em casa pode te deixar isolada, então você terá que manter as conexões online com os seus colegas no lugar das conversas cara a cara.

Em vez de muitos mitos acerca do trabalho em casa, isso pode ser uma grande e recompensatória experiência para muitas pessoas. Saber dos fatos fará você decidir se isso funciona para você, sua família e sua carreira.