Especiais / Seminário

Veja tudo o que rolou no 15° Seminário Internacional Pais&Filhos – Um outro “felizes para sempre”

Adriana Cury é mãe de Alice e diretora geral da Pais&Filhos - Divulgação
Divulgação

Publicado em 21/08/2023, às 11h34 por Redação Pais&Filhos


Palestras, bate-papos, mesa-redonda, sorteios, sacola de brindes, ativações… Fica difícil escolher o destaque do 15º Seminário Internacional Pais&Filhos – Um outro “felizes para sempre”, que aconteceu na Unibes Cultural, em São Paulo, no dia 28 de junho de 2023, das 8h30 às 19h. Novamente com a apresentação da editora-executiva da Pais&Filhos, Andressa Simonini, filha de Branca Helena e Igor, foi um dia com discussões, troca de experiências e insights para falar sobre a quebra de expectativas que envolve a chegada de um filho.

Afinal, embora tenhamos sido criados com base nos Contos de Fadas, a verdade é outra e assim que nasce um bebê, nasce uma nova realidadeEstar aberto aos novos caminhos é fundamental para que você encontre o seu próprio. Claro que ninguém ficou de fora das conversas, seja no auditório, nos podcasts ou em casa, o evento contou com cobertura em tempo real no site e nas redes sociais. E para rever e guardar os melhores momentos, preparamos um especial para você. Aproveite!

A magia está no ar

O Seminário teve início com o clima lá em cima. E não poderia ser diferente, pois depois da apresentação do tema e de um vídeo, teve até cosplay de Cinderella (do século XXI) da nossa apresentadora e editora-executiva da Pais&Filhos.

“Estou vivendo o meu melhor momento com a maternidade. Vou aproveitar cada segundo” – Adriana Cury, diretora geral da Pais&Filhos e mãe de Alice.

Adriana Cury é mãe de Alice e diretora geral da Pais&Filhos (Foto: Divulgação)

“O que idealizamos não acontece como esperávamos e temos que buscar felicidade em nossas vidas” – Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, filha de Branca Helena e Igor.

Andressa Simonini foi a resposável pela apresentação do 15° Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Divulgação)

Sacola de milhões

As 300 primeiras pessoas que chegaram no Seminário, além de todo o conteúdo, também ganharam um kit maravilhoso para família:

  • 1 Minecraft com 287 Lego
As crianças amam brincar de Lego! (Foto: Divulgação)
  • 1 Spray de ambientes Maternidade São Luiz Star
O Aromatizador perfumou a casa de todos! (Foto: Divulgação)
  • 1 Edição da revista Pais&Filhos
A nossa capa com o Zé Gotinha está demais! (Foto: Divulgação)
  • 1 Lenço Umedecido Mustela
Os lencinhos de Mustela são muito suaves! (Foto: Divulgação)
  • Canetas sortidas da Keep
As canetas da Keep são incríveis! (Foto: Divulgação)
  • 1 Amaciante Vida Macia Casa KM
O amaciante Vida Macia da Casa Km é super cheiroso! (Foto: Divulgação)
  • 1 Cocyntal e 1 Oscillococcinum Boiron
A família toda adorou os brindes de Boiron! (Foto: Divulgação)
  • 1 Chocolate Kinder Ovo
As crianças amam o Kinder Ovo! (Foto: Divulgação)
  • 1 PopToys Squish Multikids
Os Poptoys são sortidos, uma opção mais bonita que a outra! (Foto: Divulgação)
  • 1 Chá da Mamãe Weleda
O Chá da Mamãe auxilia mães e lactantes (Foto: Divulgação)
  • 1 Bloco com 1 lápis Kookabu
Os brindes da Kookabu serviram para anotar todas as ideais durante as palestras (Foto: Divulgação)
  • Sacos sortidos de fralda, absorvente ou para pet Embalixo
Os sacos da Embalixo são salva-vidas em todos os momentos! (Foto: Divulgação)
  • 1 Garrafinha de água Adolescer Hoje
A Adolescer Hoje vai oferecer água para manter a hidratação em dia (Foto: Divulgação)
  • 1 Concha de Silicone Philips Avent
As Conchas de Silicone da Philips Avent são um item essencial para o conforto das mães! (Foto: Divulgação)
  • 1 Mochila Welpie
  • 1 Kit com 3 luvas TipTop
As luvas da TipTop esquentam e são estilosas! (Foto: Divulgação)

Marcos Piangers – Onde fica o pai nessa história?

O pai de Anita e Aurora, jornalista, escritor do best-seller O papai é pop e colunista da Pais&Filhos foi o primeiro palestrante do dia. Piangers iniciou propondo um momento de interação com o público pedindo que abraçassem a pessoa ao lado. Ao relembrar a própria infância, sendo criado pela mãe e sua rede de apoio, as amigas, ele afirmou: “A primeira coisa que gostaria de dizer é obrigada mães, você é uma mãe suficiente”. Durante a conversa, ele comentou como surgiu a sua relação com a paternidade e a primeira vez em que teve contato com seu pai, que o abandonou ainda na infância.

Marcos Piangers sempre marca presença nos Seminários da Pais&Filhos (Foto: Divulgação)

O jornalista destacou a necessidade da participação ativa masculina na vida dos filhos, que traz benefícios e oportunidades para todos os envolvidos nessa relação e, neste processo, a importância do diálogo e abertura em casa, se permitindo errar, acertar e ir muito além de um provedor. Sobre criar uma rede de masculinidade positiva, Piangers exemplificou como os homens não nascem machistas, mas tornam-se machistas no decorrer das suas vivências. “A chegada de uma criança é a chave de uma prisão que o homem pode abrir. Olhem para esse cara com compaixão, esse garoto veio ao mundo bom. A culpa não é dele, a culpa é do sistema que em algum momento disse pra ele que homem não chora”, provocou. E cabe a nós, segundo ele, mudar essa visão e transformar as próximas gerações. E isso cabe tanto na criação de meninos quanto na criação de meninas.

A chegada de uma criança é a chave de uma prisão que o homem pode abrir

Alexandra Loras – Era uma vez…

A segunda palestra do dia foi apresentada pela escritora, palestrante e mãe de Raphael, que nasceu na França, e ressaltou a importância de reconhecer a própria identidade e do empoderamento feminino. Ela falou sobre preconceito, racismo, cotas e a importância do letramento racial: “Não podemos apenas pensar que somos racistas, precisamos nos tornar antirracistas. Todos nós temos que fazer a nossa parte”.

Alexandra Loras é mãe de Raphael e apresentou a palestra “Era uma vez… Uma mulher” (Foto: Divulgação)

“O interessante é perceber que se aos cinco anos uma criança já tem uma baixa autoestima, como ela vai se desenvolver?”, questionou Alexandra ao citar como o racismo está enraizado na sociedade e provoca consequências desde a infância que impactam no desenvolvimento das crianças. Ela afirma que a problemática do racismo é muito maior do que enxergamos. “Como mulheres, somos educadas desde pequenas a sermos rivais para competir por um ‘príncipe encantado’”, o que traz consequências para a vida adulta.

Como mulheres, somos educadas desde pequenas a sermos rivais para competir por um ‘príncipe encantado’

Ao propor uma dinâmica e inverter os papéis, uma vez que “as narrativas de filmes e livros retratam narrativas brancas”, Alexandra fez uma reflexão profunda e necessária sobre representatividade negra desde filmes, séries, até capas de revistas e cargos de liderança dentro das empresas. Para ela, a mudança começa hoje, com pequenas e grandes atitudes, e precisa da participação de todos para ser efetiva e, de fato, mudar o presente e o futuro.

Marcela McGowan – Sexo também faz parte da história

A médica ginecologista e obstetra, especialista em Sexualidade, filha de Josiane e Martin John, assumiu a terceira palestra. Ela disse que as questões envolvendo a sexualidade feminina ascenderam em sua vida durante a residência, pois ela percebeu que muitas mulheres tinham dúvidas sobre o assunto. Em relação à maternidade, a profissional garantiu: “A mulher no puerpério está sobrecarregada e o desejo sexual não deve ser cobrado. É importante conversar sobre isso. Bons relacionamentos são os que têm as conversas mais difíceis. Sexo é ajuste, porque ninguém é o mesmo pelo resto da vida”.

Marcela Mc Gowan relembrou a importância da intimidade após os filhos (Foto: Divulgação)

Além de fatores biológicos, a diminuição de desejo sexual também pode ser consequência da diferença de papéis entre gêneros, ressentimento e a perda de autonomia.  “Mulheres sobrecarregadas não tem tesão. O estresse deixa o seu corpo em modo de sobrevivência e por isso não aparece tesão. O sexo entra na categoria de lazer e acaba ficando sem tempo para isso após ter filhos”, justificou.

A especialista ainda pontuou a importância de dividir responsabilidades após o nascimento do filho e criticou: “O trabalho doméstico não é visto como trabalho”. Ainda sobre o tema, Marcela fez questão de defender: “O sexo não tem a ver com a falta de amor. O amor dentro de um relacionamento é uma construção de duas pessoas que vivem uma vida juntas e têm sentimentos”. É importante respeitar sua vontade, seu momento, mas sem abrir mão do seu lado mulher depois de ser mãe.

Sexo é ajuste, porque ninguém é o mesmo pelo resto da vida

Renato Noguera – Um mundo (não tão)

A quarta e última palestra ficou ao encargo do escritor e consultor pai de Olivia e Maria. Noguera abriu com uma reflexão: “A idealização em um mundo (não tão ideal) é o mecanismo que nós temos para escapar do sofrimento. Nós idealizamos porque nos sentimos mais confortáveis em certos cenários e assim felizes”. Para ele, esse excesso de fantasia é efeito da pouca conexão. “Aumentando nossas conexões podemos enxergar o pai como um humano e não como um super-herói ou vilão”, sugere.

Renato Noguera é pai de Olivia e Maria e é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Noguera ressaltou que a parentalidade é uma relação de troca, compartilhamento e que é um grande desafio para
todos. “O bebê não existe em si. Ele sempre existe em uma relação. Nós existimos em uma relação. A família é um espaço relacional”. Na conversa, o especialista falou sobre quebra de expectativas na parentalidade e idealização na vida dos filhos. “O amor é uma canção do espírito, onde está a ferida também está o presente. Paixão é sorvete com veneno”.

Além disso, Noguera comentou sobre as diferentes formas de amor em relações afetivas. “O amor romântico parte de um beijo de amor, de uma perfeição. Já o amor confluente significa que no circuito afetivo familiar, o medo não é o afeto principal. O amor deve ser o gestor do afeto das relações, que consegue compartilhar as responsabilidades e fazer contruir juntos”.

Aumentando nossas conexões podemos enxergar o pai como um humano e não como um super-herói ou vilão

Bate- papo

Erica Mantelli – Cuidados maternos

A médica ginecologista e obstetra, mãe de Giulia e Isabella, subiu ao palco como convidada da Maternidade São Luiz Star. “Eu fico muito feliz em ver esse acolhimento, nesse momento tão especial. Cada história é única, mas a gente pode aprender uma com a história da outra. Somos diferentes, passamos por coisas diferentes, mas a gente pode, sim, compartilhar experiências”. A especialista destacou a importância do cuidado materno, que começa na gestação, mas deve ir além dela.

Erica Mantelli era uma das convidadas da Maternidade São Luiz Star (Foto: Divulgação)

Dr. Igor Padovesi – Gravidez (des)romantizada

A primeira coisa para falar desse assunto é que existem muitas quebras de expectativas”, disse o ginecologista e obstetra, pai de Beatriz, Guilherme e Cecília. Dr. Igor ainda discutiu sobre a idealização excessiva do parto natural, que por algumas vezes, não é possível, e gera mais uma cobrança extra na mulher nessa fase tão delicada. O pré-natal psicológico também foi um ponto ressaltado: “É papel do médico estar ao lado, saber acolher, isso é um atendimento humanizado”.

Dr. Igor Padovesi é ginecologista, obstetra e pai de Beatriz, Guilherme e Cecília (Foto: Divulgação)

Mariana Arasaki – Um capítulo de cada vez

“Pais felizes, filhos felizes”. A mãe de 12 filhos enfatizou a importância de cuidar da saúde mental após a maternidade. Ela ainda brincou sobre ter uma grande família: “Sempre sonhei em ser mãe, eu queria uns quatros (risos), mas a maneira como olho para minha maternidade faz tudo diferente. Meus filhos são minha maior alegria. Os meus filhos com o Carlos são a multiplicação do nosso amor”. Ela ainda respondeu o que todos queriam saber:
sim, eles planejam ter mais filhos!

Mariana Arasaki e Carlos Arasaki mostram o dia a dia com 10 filhos nas redes sociais (Foto: Divulgação)

Online nas redes

Beto Bigatti, pai de Gianluca e Stefano, voltou ao 15º Seminário para comandar os podcasts, com transmissão ao vivo no YouTube e Facebook. Não faltou conteúdo, risadas e muita emoção ao vivo! Veja AQUI!

Os podcasts foram um sucesso novamente no 15° Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Divulgação)

Chuva de likes

Nosso filtro e hashtags bombaram nas redes sociais e deixamos aqui alguns registros destes momentos

As publicações ficaram incríveis! (Foto: Divulgação)

Sorteio #1

Claro que ele não poderia faltar! Os sorteios são um dos momentos mais aguardados do Seminário e nós caprichamos! Olha só essa lista:

  • 1 conjunto inicial de amamentação, da Philips Avent;
  • 2 kits de produtos, da Welpie; 2 carrinhos de controle remoto Evolution, da Multikids;
  • 1 kit de brinquedos, da Candide;
  • 3 kits de produtos, da Salvo Café;
  • 1 tapete de atividades, da Wee Toys;
  • 1 Secador Bella Tourmaline e 1 Prancha Passione, da GA.MA Italy;
  • 2 kits de produtos, da Kookabu;
  • 2 mini-impressoras, da Keep;
  • 1 cordão de luz, 1 cabana pet e 1 cabana infantil, da Cabanas Bacanas;
  • 1 kit de produtos, da Mustela;
  • 1 Umidifi cador 3 em 1 Freestyle, da Black+Decker;
  • 1 Necessaire de produtos, da Weleda;
  • 1 cheque de R$ 500 em compras, da TipTop;
  • 1 kit maternidade, da Maternidade São Luiz Star.

Sorteio #2

Sorteio bom é aquele que não acaba nunca mais e, diante de tantas opções, é impossível escolher o nosso preferido. Confira a lista completa:

  • 2 livros, do Renato Noguera;
  • 1 aquecedor elétrico de mamadeiras, da Philips Avent;
  • 2 kits de produtos, da Kookabu;
  • 2 kits de produtos, da Salvo Café;
  • 1 kit de produtos, da Welpie;
  • 1 mini-impressora, da Keep;
  • 1 cabana infantil, 1 cabana de teto e 1 casulo balanço, da Cabanas Bacanas;
  • 1 mala de produtos, da Weleda;
  • 1 Kit Doces, da Silvana Cake;
  • 1 Kit Festa, da Prissy Avelar Festas;
  • 1 Escova Secadora Stylist Keration 3D, da GA.MA Italy;
  • 1 Bicicleta Infantil – Patati Patatá, da Styll Baby e Capacete Coquinho, da Atrio;
  • 1 Air Fryer Platinum, da Mondial;
  • 1 Purificador de água, da Consul;
  • 1 kit maternidade, da Maternidade São Luiz Star;
  • 1 kit de produtos, da Mustela;
  • 1 Carrinho de Bebê Nano, da Wee Toys;
  • 1 Berço Maxi-Cosi, 1 canguru, 1 cadeirinha de carro e 1 cadeirão de alimentação, da Tip Top;
  • 1 cadeirinha e 1 Carrinho Sway, da Litet;
  • 1 final de semana no Clara Resorts.

Mesa-redonda – Um outro “felizes para sempre”

Com Cândida Oliveira, mãe da Samantha, Carla e Natália, que sofreu um acidente de carro aos 48 anos, ficando tetraplégica e hoje luta para que outras pessoas como ela tenham mais acessibilidade e autonomia; Erica Farias, mãe de Mariana, escritora, modelo e formada em Publicidade e Propaganda, que já superou muita coisa, incluindo o nascimento prematuro da filha; Fábio Rabin, pai de Beatriz, humorista, capaz de lotar teatros por onde passa, participa do quadro “A Parte do Rabin”, da CNN; e Dra. Patricia Albertini Orioli, mãe de Isabella, pediatra, especialista em Neonatologia pela Faculdade de Medicina da USP, convidada da Maternidade São Luiz Star, a mesa foi marcada pela troca de experiências.

Cândida fez questão de enfatizar: “O capacitismo faz com que a gente procure divulgar para ser visto como uma
pessoa que pode ser de tudo. Quero manter minha independência e autonomia, quero estimular as pessoas a verem o mundo de forma melhor”.

A mesa-redonda do Seminário foi cheia de aprendizados! (Foto: Divulgação)

Já Erica desabafou sobre como a própria história a fez mudar a visão sobre tudo: “Para o felizes para sempre acontecer só precisamos ter vida e saúde. Crio minha filha para ser empática, pois na sociedade existem pessoas e ninguém faz nada sozinho”, e complementou: “Eu escolho ser feliz todos os dias. O amor é o nosso combustível. Descobri que tinha câncer e comecei a pensar apenas no dia de hoje, o que eu posso passar é o amor para minha filha. Essa palavra tem poder, por isso temos que viver o hoje”.

Patrícia compartilhou a história além da medicina. Ela passou mal antes do parto da filha e teve um problema na placenta que gerou um sangramento. Logo após dar à luz, precisou ficar internada e a filha ficou em uma UTI
Neonatal. “O mais difícil foi que eu passei de médica neonatal para mãe neonatal. Ser mãe me mudou. Agora a emoção de ver um bebê tem um significado diferente (…) Nem sempre as coisas vão de encontro e precisamos nos adaptar para sermos felizes!”, declarou. Entre uma piada e outra, Fábio abriu o coração: “Ter filho dá medo. Quando a gente leva um tombo, precisamos aprender a levantar rápido. Às vezes, você precisa escalar uma montanha e você precisa continuar vivendo”.

Além dos palcos

As ativações ao longo da Unibes Cultural fizeram sucesso entre pais e filhos

  • A Philips Avent trouxe uma exposição com os produtos da marca com direito a um carrinho de pipoca que fez sucesso por aqui.
A ativação da Philips Avent visou o conforto materno e praticidade! (Foto: Divulgação)
  • A Tip Top expôs produtos de puericultura, junto de roleta com brindes e sorteio de uma cadeirinha. O mascote Tipguinho deixou tudo mais especial.
A ativação da TipTop contou com roleta de brindes e sorteio! (Foto: Divulgação)
  • Além da exposição da linha Mamãe Bebê e linha Maturidade, a ativação de Weleda ofereceu massagem ao longo do dia todo… Já deu saudade.
As massagens da ativação de Weleda foram incríveis! (Foto: Divulgação)
  • Perceu, o mascote de Mustela, marcou presença em uma ativação superespecial com toda a linha de produtos, lançamentos e máquina de foto instantânea.
A linha Stelatopia foi um dos destaques da ativação de Mustela! (Foto: Divulgação)
  • Doog deixou todo mundo com gostinho de quero mais ao trazer os deliciosos hot dogs nos sabores American, Italian, Berlin, French e Classic.
Uma pausa para o lanche garantida com a ativação de Doog (Foto: Divulgação)
  • Mais uma vez Cabanas Bacanas conquistou as crianças (e pais) com um espaço lúdico cheio de cabanas e mesa interativa para explorar a criatividade.
As crianças se divertiram na ativação de Cabanas Bacanas (Foto: Divulgação)
  • Kookabu garantiu aquele registro em vídeo mais que especial do evento, com uma máquina insta 360, além da presença do mascote. Difícil foi escolher qual postar.
Pais e crianças puderam se divertir com a ativação de Kookabu (Foto: Divulgação)
  • Salvo Café também marcou presença com o delicioso café gourmet produzido na Fazenda Santa Helena, em Campanha, Minas Gerais.
A ativação de Salvo Café garantiu o café da tarde de todos (Foto: Divulgação)
  • Rochinha fez a festa das crianças, pais e avós oferecendo seis opções de sabores de picolés e potes 150ml.
Os sorvetes da ativação de Rochinha fizeram sucesso! (Foto: Divulgação)
  • Pripoca trouxe pipocas salgadas normal e pipoca gourmet, nos sabores ninho, trufado, paçoca e caramelo com nozes. Uma melhor que a outra.
A Pripoca garantiu sabores salgados e doces na ativação do 15° Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Divulgação)
  • O algodão doce da Magic Algodão adoçou nossa tarde além de trazer todo o charme com criações personalizadas em diferentes formatos e cores.
A ativação de Magic Algodão foi incrível! (Foto: Divulgação)
  • A Welpie trouxe uma linda exposição com os lançamentos da marca, incluindo macacões com fechamento magnético. Eles também ofereceram o coffee.
A ativação de Welpie mostrou as roupas confortáveis e práticas da marca (Foto: Divulgação)
  • Tâmara Alimentos Artesanais trouxe várias opções de chips saudáveis para todo mundo beliscar entre uma palestra e outra.
Essa ativação garantiu energia para os participantes do Seminário durante os intervalos! (Foto: Divulgação)
  • Com uma decoração instagramável seguindo o tema do Seminário, Prissy Avelar Festas fez sucesso nas redes sociais.
Todos quiseram tirar fotos na ativação da Prissy Avelar Festas (Foto: Divulgação)

Isso a Pais&Filhos te mostra

Conheça a equipe que fez o Seminário acontecer!

  • Show no palco e muito trabalho nos bastidores para você não perder nenhum detalhe
Toda a equipe da Pais&Filhos preparou um evento incrível para o público! (Foto: Divulgação)
  • O cuidado já começa na montagem para garantir a segurança no ao vivo
  • São muitas mãos para fazer esse evento lindo ganhar vida
O 15° Seminário Internacional Pais&Filhos – Um outro “felizes para sempre” foi show! (Foto: Divulgação)

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi comemora chegada de novo bebê na família: "Já amamos"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais