Especiais

5 coisas pelas quais você não deveria se sentir culpada na mesa do jantar

Às vezes, o momento do jantar pode ser um pouco bagunçado

selo_seminario_oficial
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

não se sentir culpada no jantar

Colocar molhos nos alimentos pode ser uma forma de fazer seu filho comer comidas diferentes (Foto: Shutterstock)

Como mãe, é fácil acontecer de passar grande parte do seu tempo se sentindo culpada. A partir do momento em que você descobre que está grávida, parece ter algo em cada esquina fazendo você sentir como se não fosse uma boa mãe. E o assunto comida – como você alimenta seus filhos, o que eles comem, o que não comem – também faz parte disso.

Leia também

Vem aí o Seminário Internacional Mãe Também é Gente

Anúncio

FECHAR

Conheça os palestrantes do Seminário Mãe Também é Gente

Inscreva-se para o Seminário Internacional Mãe Também é Gente

Não se preocupe tanto. Você pode oficialmente cancelar essas cinco culpas na hora do jantar usando essas dicas de maneira equilibrada:

1. Vegetais que não foram comidos

Sua função é decidir as comidas que vai oferecer e quando oferecê-las. O do seu filho é decidir qual delas vai comer e quanto comer. Isso é uma divisão de responsabilidades e significa que você não tem mais que negociar. Apenas continue oferecendo diferentes tipos de vegetais, de formas diversas, e seja paciente com seu filho.

2. Alimentos embalados

Não há nenhuma vergonha em contar com alguns alimentos embalados para ajudar no jantar, como feijão enlatado e molho de tomate pronto. Não precisa se culpar, porque ter esses itens a mão significa que vai ser mais fácil para o jantar estar na mesa.

3. Ketchup e outros molhos

Se seus filhos gostam deles, os molhos podem ser incorporados a sua mesa de jantar. O motivo é que eles servem como uma ponte para que seu filho aceite outros tipos de alimentos, incluindo vegetais. Tenha em mente que essa é uma ferramenta para usar a curto prazo. Se filho provavelmente não vai querer mergulhar tudo no barbecue quando ele crescer.

Por que as mães costumam sentir tanta culpa?

Depois dos filhos: 9 coisas que mudam quando você sai para jantar

Sem culpa: Seja mais gentil com você mesma

4. Sobremesa

Tudo bem servir (e amar) sobremesa. Sim, você pode na mesa junto com o jantar! E não, seu filho não precisa de um determinado número de mordidas ou comer todos os vegetais antes de ganhá-la. Um copo pequeno de sorvete ou um biscoito vai se encaixar melhor para sua família se você reduzir a adição de açúcar em outros momentos.

5. Caos

Vocês não têm o jantar em família perfeito, onde todos compartilham histórias sobre seus dias e usam boas maneiras? Não há problema se às vezes o jantar é barulhento e um pouco bagunçado. O importante é manter esse ritual na família e, com o tempo, vai ficar mais fácil.

* Traduzido da Revista norte-americana Parents

rodape12