Publicado em 13/11/2018, às 07h29 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias
Você provavelmente passa horas navegando na internet procurando o que faz bem ou mal para o seu filho, mas a gente já te avisa: consultar oDr. Googlenem sempre é uma boa ideia. Se você está preocupada em como criar uma criança inteligente, separamos 9 dicaspráticas, divertidas para ajudar o seu filho a alcançar o marco do primeiro ano de vida.
Sacudir
No momento da regurgitação, o cérebro do bebê é estimulado ao liberar hormônios que são necessários para o crescimento. Em um estudo, as crianças prematuras que passaram por algum tipo de tratamento intensivo e voltaram mais cedo pra casa tiveram seus membros flexionados para cima por 15 minutos, 3 vezes ao dia, por 10 dias. Você pode se relacionar com seu bebê e ajudá-lo a crescer massageando-o regularmente.
Chutar
Os bebês se comunicam com o corpo. Digamos que você esteja fazendo careta e ele gosta disso. Provavelmente a reação vai ser chutar, esticar os braços e se movimentar. Essas ações reflexivas são propositais, ele está se comunicando através dos seus movimentos.
Olhar
Segundo pesquisas da Universidade de Iowa, Estados Unidos, aos 6 meses de vida as crianças aprendem a trocar olhares. O estudo mostra que elas olham mais para um objeto novo quando o veem pela primeira vez, depois logo perdem a atenção.
Música
Se você quer colocar o seu filho em uma aula de música, escolha uma que você possa participar também. Isso mesmo! Crianças com 1 ano de idade que participaram de aulas de música com as mães comunicam-se melhor, sorriem mais e mostram respostas cerebrais mais sofisticadas à música.
Criação
“A interação entre a composição genética de uma criança e as experiências da primeira infância molda o cérebro em desenvolvimento”, diz Claire Lerner, consultora sênior da Zero to Three, em Washington D.C. Se você faz com que o seu filho se sinta seguro, isso irá produzir benefícios a longo prazo na vida dele.
Sobrecarregado
Assim como os adultos, os bebês possuem diferentes níveis de estresse. Se o seu filho começa a chorar, saia por um tempo, deixe ele sozinho. “Quando o sistema nervoso em desenvolvimento de uma criança fica sobrecarregado, é importante que você dê um tempo ao seu cérebro”, diz Lerner.
Esconde-esconde
Brincar de esconde-esconde é uma ótima forma de ensinar a ideia de permanência das coisas, objetos e pessoas. Seu filho aprende que mesmo quando algo, como por exemplo você, está fora de vista não significa que não exista mais.
Momento tranquilo
Sabemos o quanto é irritante quando não conseguimos pensar dentro de uma sala barulhenta, então imagine que uma TV pode fazer com os bebês. Segundo o Dr. Hirsh-Pasek, o cérebro dos pequenos não se concentra com sons muito altos.
Repetição
Pode ser enlouquecedor quando o seu filho de 1 ano pede para que você leia o mesmo livro 5 vezes seguidas, mas é a única forma para que os bebês aprendam algo de verdade. “Eles tendem a repetir comportamentos até sentirem que os dominaram”, diz Andrew Garner, presidente do Grupo de Desenvolvimento Infantil da Academia Americana de Pediatria.
Leia também:
Como a chupeta pode interferir no desenvolvimento da fala do seu filho
Saiba porque a rotina é importante para o desenvolvimento do seu filho
Conversar com seu filho melhora o desenvolvimento cerebral dele
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Criança
Dia do Cabelo Maluco: 12 ideias fáceis para fazer na Semana da Criança
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Criança
Dia da Mochila Maluca: 10 ideias divertidas e criativas para a Semana da Criança