Criança

Por que usar lenço umedecido na limpeza nasal das crianças?

Uma higiene nasal bem feita é capaz de auxiliar na prevenção das doenças respiratórias do seu filho¹ - Shutterstock
Shutterstock
Libbs Família Respira

Publicado em 24/05/2022, às 09h06 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro


A limpeza nasal é uma maneira acessível, rápida e eficaz de se prevenir contra as doenças respiratórias¹ – principalmente no outonoe no inverno, momentos do ano em que esses quadros costumam ser mais comuns, especialmente em crianças².

Existem produtos que são ideais para a limpeza nasal interna, como forma de eliminar crostas e sujeiras³. Contudo, você sabia que a higienização nasal externa também é muito importante?!

É verdade! A limpeza externa da região nasal é essencial e simples de ser realizada, porém não de qualquer forma. Principalmente nos bebês e nas crianças (que possuem a peleainda sensível), é ideal realizá-la com lenços umedecidos apropriados para o nariz. Te mostramos os benefícios dessa etapa na saúde nasal e respiratória do seu filho⁴.

Sem secreções

A limpeza nasal é realizada para remover as secreções acumuladas dentro do nariz. Essa sujeira surge por causa do fluxo contínuo de ar causado pela nossa respiração que, quando é realizada, filtra a poluição¹.

Os lenços umedecidos nasais possuem uma ação antisséptica, principalmente aqueles banhados em solução salina – que podem eliminar germes e bactérias, e até prevenir doenças respiratórias³.

Uma higiene nasal bem feita é capaz de auxiliar na prevenção das doenças respiratórias do seu filho¹ (Foto: Shutterstock)

Essa poluição fica na região nasal e, se não for adequadamente higienizada, pode levar ao aparecimento de doenças respiratórias³. Por isso, não só a lavagem com solução salina, mas também assoar e limpar o nariz com um lenço umedecido nasal pode reduzir o crescimento bacteriano e garantir uma higienização de qualidade e completa⁵.

Hidratação

Os lenços umedecidos nasais, como o próprio nome diz, são banhados por substâncias que previnem irritações e ressecamento da pele do bebê⁴. Por isso, para além da função antisséptica, também hidratam a pele sensível das crianças⁶.

É importante ressaltar que, em caso de obstrução nasal (principalmente de crianças mais velhas), o nariz não deve ser assoado com muita força. Pelo contrário: neste caso, a higienização deve ser feita prioritariamente com soro e, em caso de secreções externas, o lenço umedecido nasal deve ser delicadamente passado para limpar a região¹.

Limpo por dentro e por fora

Um nariz devidamente limpo é capaz de trazer uma respiração mais pura e saudável para a criança¹. Com a higiene nasal fazendo parte da rotina da sua família, a gente garante: dá para se prevenir contra as doenças respiratórias o ano todo³.

Para isso, a Libbs possui uma série de produtos pensados na saúde respiratória e na limpeza e hidratação nasal da família toda, não importa a idade! Os novos Salsep Lenços Nasais Kids vem como um complemento da limpeza nasal diária: durante a higiene externa, os lenços limpam o nariz da criança, hidratam e cuidam da pele⁵. Por meio de uma fórmula natural com aloe vera, extrato de camomila e vitamina E, esse item será seu braço direito nos cuidados da família.

Os novos Salsep Lenços Nasais Kids vem como um complemento da limpeza nasal (Foto: Divulgação/ Libbs)

REFERÊNCIAS

1- De Melo, Ana Carolina Cardoso; Gomes, Adriana Oliveira Camargo; Da Cunha, Daniele Andrade; Lima, Sandro Júnior Henrique; Pereira Lima, Wigna Rayssa, Da Cunha, Renata Andrade; Da Silva, Hilton Justino. Mudança nas áreas nasais em crianças com respiração oral após a limpeza e massagem nasal. CoDAS 2016;28(6):770-777.

2- Teixeira Gonçalves, Fábio L.; Stagliorio Coelho, Micheline de S. Z. Variação da morbidade de doenças respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em São Paulo. Ciência e Natura, vol. 32, núm. 1, 2010, pp. 103-117. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Brasil. ISSN: 0100-8307.

3- Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology (IAPO). A Importância da Higiene Nasal em Crianças [internet]. [acesso em Maio/2022]. Disponível em: https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/viii_manual_br_21.pdf

4- Fernandes JD, Machado MCR, Oliveira ZNP. Prevenção e cuidados da pele da criança e do recém nascido. An Bras Dermatol. 2011;86(1):102-10.

5- Data on file. Relatório final – Avaliação da eficácia antisséptica por meio do ensaio de halo de inibição em três(03) microrganismos. Campinas: Kosmosciences; 2021.

6- Data on file. Relatório final – Estudo pré-clínico para avaliação da eficácia de um (01) produto cosmético na atividade protetora da barreira cutânea. Campinas: Kosmosciences; 2021.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer