Bebês

Os bebês sentem mais frio? Veja como deixar seu filho quentinho no inverno

A higiene nasal previne a sua família das doenças respiratórias do inverno! - Getty Images
Getty Images

Publicado em 18/06/2023, às 08h17 - Atualizado em 22/06/2023, às 08h59 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Quando chega o friode vez, é sempre aquele susto. Tiramos os casacos do armário e só assim para encarar. Mas, como ficam os bebês? A primeira coisa que pensamos é que eles devem estar com muito mais frio, porém não é bem isso que acontece na prática.

Os bebês realmente sentem mais frio que a gente, mas nem tanto. “Normalmente, eles usam uma peça a mais que nós, adultos”, explica Fernanda Viana, pediatra do Saúde4Kids, filha de Joel e Hilda. Mas, a boa notícia é que mesmo que seu filho não demonstre desconforto, é possível identificar se ele está ou não com frio.

Como saber se o bebê está com frio

De acordo com o Dr. Eduardo Rosset, médico pediatra e pneumologista pediátrico do Instituto de Pediatria e Puericultura (IPP), pai de Sophia e Carolina, a dica é sempre checar a temperatura pela barriga, tronco e/ou costas do bebê.

Feira Ópera lança coleções outono e inverno de 2022
As mãos e pés do bebê não devem ser usadas como referência para indicar se ele está com frio (Foto: Getty Images)

“Se essas partes do corpo do bebê estiverem frias, ele precisa ser aquecido com uma peça adicional de roupa ou coberta. Tremores s palidez também podem ser sinais de que o bebê não está confortável com a temperatura”, explica o especialista.

Bebês com mãos e pés gelados estão com frio?

Não necessariamente! O pediatra comenta que as extremidades do corpo do recém-nascido ou do bebê, como os pés e as mãos, costumam ser mais gelados do que o restante do corpo. “Por isso, não devem servir como parâmetro para verificar se a criança está com frio”, completa.

Como saber se o bebê está passando calor

Vale lembrar ainda que agasalhar demais o bebê também pode ser um problema! Para saber se ele está passando calor, vale ficar de olho em alguns sinais: “Corpo quente e cabeça suada são sinais de que o bebê pode estar com calor”, explica Fernanda.

Bebê dando a mão para um doa pais
Pais se revezam dia e noite no tratamento de bebê com doença rara que torna o sono um perigo (Foto: Pexels)

Além disso, Eduardo Rosset acrescenta ainda que regiões como barriga, peito, costas e pescoço suados também significam que seu filho pode estar passando calor. “O recomendado neste caso é retirar uma camada de roupa”, orienta o médico.

Assim como no verão, o excesso de roupas e a transpiração também podem causar brotoejas no bebê durante o inverno. Por isso, agasalhe-o apenas com o necessário, sem exagerar! Isso ocorre porque o tecido não deixa a pele respirar. Para evitar o problema, use peças mais leves e de algodão. Saiba mais sobre brotoejas no bebê.

Como aquecer o bebê no inverno

Mesmo em casa, os cuidados com o bebê no inverno devem ser redobrados. O uso de aquecedor elétrico, por exemplo, pode diminuir a umidade do ar e pode levar ao ressecamento das vias aéreas. “Não use por períodos prolongados e nunca deixe a criança sozinha num ambiente com aquecedor ligado”, alerta Fernanda.

Outro artifício muito usado no frio são as bolsas de água quente para esquentar a cama das crianças, mas essa é uma saída perigosa. “As bolsas podem provocar queimaduras nos bebês, além dos risco de romperem ou vazarem e molharem o berço. O ideal é manter o bebê aquecido com roupas adequadas”, completa a médica.

No inverno, bebês devem receber cuidados especiais (Foto: Freepik)

E se surgir aquela dúvida se o bebê está ou não com frio, Eduardo Rosset orienta que os pais fiquem de olho no comportamento dos filhos. “Se estiver desconfortável – com frio ou calor – ele irá dar sinais de irritação e choro”, comenta.

Como dar banho no bebê no inverno

Para dar banho no bebê no inverno, o pediatra recomenda ligar o chuveiro alguns minutos antes do banho, justamente para vaporizar o ambiente. Na banheira, a água deve estar em torno de 37ºC e 38ºC e o banho deve ser rápido! “Caso tenha aquecedor, use no quarto apenas enquanto troca a criança”, recomenda.

Eduardo Rosset explica ainda que é importante que os pais se atentem ao horário do banho do bebê. “Especialmente quando as temperaturas estão mais baixas, é interessante que o banhoseja dado antes do início da noite, momento em que tende a registrar uma queda ainda maior nos termômetros”.

Posso sair com o bebê no frio?

Pode, mas é muito importante que ele esteja agasalhado o suficiente. A Dra. Fernanda orienta que os horários mais frios sejam evitados, como o início da manhã e à noite. “Isso preservará seu filho de choque térmico e possíveis complicações à saúde, especialmente da saúde respiratória”. Veja mais sobre as doenças respiratórias.


Leia também

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Sorocaba fala nome de um dos gêmeos e leva bronca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sorocaba deixa escapar o nome de um dos gêmeos e leva bronca da esposa