Criança

Enjoo em viagem: seu filho passa por isso?

Saiba como amenizar esse incômodo

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Em muitas famílias é comum sentir enjoo durante viagens de carro, barco ou em atividades com movimentos repetitivos, como montanhas-russas, carrosséis e outros brinquedos de parques de diversões. “Essa reação do sistema nervoso central se chama cinetose e pode atingir adultos e crianças”, explica nosso pediatra colunista Claudio Len, Beatriz, Silvia e Fernando.

Na edição de maio, da Pais&Filhos nosso colunista falou sobre como amenizar enjoo e tirou as suas dúvidas. Olha só:

Meu filho tem 2 anos e costuma enjoar no carro, independentemente da distância e, principalmente, quando pegamos a estrada. Como amenizar isso?

Anúncio

FECHAR

Bibi Fernandez, mãe do Arthur

Algumas medidas simples podem diminuir a frequência e a intensidade dos enjoos: 1) garanta que a alimentação do seu filho antes da viagem seja leve e que ele coma menos. Assim, o enjoo pode ser menos desconfortável e, em caso de vômitos, o volume é menor; 2) posicione o seu filho sentado para a frente, de preferência no assento do meio do banco de trás, porque ver as coisas se movendo pode contribuir para o enjoo; 3) evite o uso de tablets ou videogames, pelo mesmo motivo; 4) tente utilizar alguns medicamentos, como o dimenidrinato, que devem ser administrados cerca de uma hora antes da viagem. Neste caso, fale com o seu pediatra, que vai orientar o uso correto.

O que é bom pra evitar a ânsia de vômito durante as viagens?

Karine Sousa, mãe da Maria

Além das medidas descritas na pergunta anterior, recomendo que você faça algumas paradas durante a viagem, especialmente nas mais longas. Tente reduzir a velocidade nas curvas, sempre que possível. E evite ao máximo oferecer alimentos e bebidas dentro do carro, ao longo do trajeto.

Tenho um filho de 1 ano e 7 meses. No próximo mês iremos fazer uma viagem de 12 horas de carro. Como podemos nos preparar? O que posso fazer para ajudar controlar possíveis enjoos?

Daniele Romão, mãe de Emanuel

Algumas crianças têm enjoos de forte intensidade, mas a grande maioria não tem esse sintoma. Por isso, não se preocupe por antecipação. No entanto, recomendo que você faça uma viagem bem mais curta antes dessa planejada, apenas para ver se ele tem esse sintoma. Percursos de três ou quatro horas podem ser interessantes, uma medida simples, mas que pode ser de grande utilidade.

Meu filho já está com quase  9 anos e sempre que viajamos de carro ou avião tenho que dar remédio, senão ele tem enjoos e vomita. Esses sintomas vão passar com a idade?

Veruschka Coelho, mãe do Artur

A cinetose pode desaparecer ao longo da infância, mas em muitos casos persiste até a vida adulta. Recomendo que você tome as medidas para evitar esse sintoma desagradável, que inclui o uso de medicamentos específicos e algumas atitudes simples, como oferecer menos líquidos antes e durante a viagem.

Leia também:

Como aliviar os enjoos durante a viagem

Viagem com as crianças: a carteirinha de vacinação está em dia?

Uma viagem pelo fundo do mar

Pais&Filhos TV