Colunistas

Uma viagem pelo fundo do mar

O AquaRio tem uma magia quase indescritível

rafa-donini_edit

Como já disse por aqui, costumo levar a minha filha, Donatella, nas viagens que faço. Sempre me organizo para que seja uma viagem em família, escolhendo lugares bacanas e construindo uma programação na qual ela não seja mera espectadora.

Recentemente fomos ao Rio de Janeiro e aproveitamos para dar um passeio no Aquário Marinho do Rio. Um lugar espetacular para todas as idades. O AquaRio tem uma magia quase indescritível, que nos leva de fato para o fundo do mar. Os sons transportam os visitantes para o ambiente aquático e a trilha sonora acalma, permitindo uma experiência de entrega total àquele ambiente pelo qual somos tão curiosos. Há uma sala com pufes no chão em que as pessoas ficam horas contemplando os sons e as cores da fauna e da flora dos oceanos.

Anúncio

FECHAR

aquario-do-rio-rafa-donini

As crianças, claro, ficam eufóricas com a profusão de cores e formas dos animais. Realmente, a sensação que dá é que os peixes estão se conectando com você, se comunicando. Parece que os peixes vêm beijar as pessoas nos grandes vidros! Para crianças pequenas, como a Donatella, é uma experiência muito sensorial e empolgante. Já as crianças maiores ficam ainda mais impressionadas, pois já têm mais referências do mundo marítimo por conta do que aprendem na escola, nos livros, na internet e nos filmes.

Como mães e pais, sempre ficamos na dúvida do que eles assimilam de fato, mas essa própria assimilação varia de acordo com a idade. Acredito que seja importante permitir que as crianças entrem em contato com uma variedade de experiências porque, afinal, é com elas que os pequenos começam a entender e descobrir o mundo. Para a Donatella, que ainda não completou dois anos, nem foi um passeio cansativo, de tão envolvida que ela estava com todas as novidades. Aliás, fica aqui uma dica para quando levar seus filhos a museus e grandes instalações: não se sinta na obrigação de ver absolutamente tudo, porque o aí sim o cansaço pode frustrar a experiência. Escolha os pontos mais interessantes de acordo com a idade da criança e explore sem pressa – e com muita intensidade!

Dá uma olhada no vídeo que gravamos durante o passeio (https://www.youtube.com/watch?v=0aT9h341Lp0) e saiba tudo sobre as atrações e o funcionamento do AquaRio clicando aqui: http://www.aquariomarinhodorio.com.br/

Leia também:

5 receitas para viajar pelo mundo sem sair de casa

Trabalho, viagens e reuniões: minha filha está sempre comigo

Baile da Vogue e soninho com a filhota

 

Pais&Filhos TV