Criança

7 dicas incríveis de pesquisadores de Harvard para criar bons filhos

Saiba como colocá-las em prática

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

dicas para criar bons filhos

Uma das medidas é passar tempo regular e de qualidade com os filhos (Foto: Shutterstock)

Todos os pais desejam criar um filho bondoso, que se importa com o próximo, que seja compreensivo, educado e ético. Para ser assim, seu filho vai precisar da sua ajuda. De acordo com pesquisadores de desenvolvimento humano da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, há algumas orientações com bases em estudos que podem ajudar os pais a criarem um filho com essas qualidades. As informações são do site norte-americano PopSugar.

Leia também

Sem culpa: seja mais gentil com você mesma

Anúncio

FECHAR

25 gestos de boas maneiras que seu filho deve aprender

6 maneiras de ensinar os filhos a serem pacientes

Veja 7 dicas para colocar isso em prática:

1. Passe tempo com seus filhos regularmente e envolva-os em conversas significativas

Quando você passa bastante tempo com seus filhos, eles aprendem a ser amorosos e compreensivos seguindo o seu exemplo. Demonstre afeto, tenha interesse verdadeiro na vida deles, encoraje os esforços e elogie as conquistas. Faça perguntas abertas para promover conversas e mostre apoio. Uma relação positiva e de respeito entre você e seu filho mostra como bons relacionamentos devem ser.

2. Seja um exemplo sólido

As crianças vão respeitar mais o que você disse se elas virem que você faz o mesmo. Então preste muita atenção aos valores que você quer que seu filho tenha, como honestidade e humildade. Conte as eles quando você cometer um erro e diga o que você vai fazer para corrigir. Ensine que é sempre bom pedir ajuda para as pessoas que confiamos e também ser atencioso com as pessoas.

3. Passe mensagens claras e priorize a gentileza

Pergunte aos professores se seus filhos têm se importado com os demais na escola e diga às crianças que é importante que elas sejam gentis com as pessoas. Quando elas tiverem um problema, incentive-as a resolver pensando nas pessoas que serão afetadas por suas ações.

4. Dê oportunidades para que seu filho seja responsável

Quando a criança tem tarefas dentro de casa, ajudar os outros se torna mais natural na rotina diária. Expresse gratidão a eles e encoraje-os a serem gratos todos os dias.

5. Ajude-os a entender as dificuldades e experiências que outras pessoas enfrentam

Crianças geralmente se importam com a família e com os amigos. Para expandir este universo, converse sobre os desafios que outras pessoas enfrentam. Ensine-os a ouvir ao próximo, especialmente quem é diferente deles, para trabalhar a compaixão.

6. Dê oportunidade para as crianças agirem

Quando seu filho se depara com um problema, ajude-o a agir e falar sobre isso, mostrando a importância de trabalhar em conjunto. Tente traduzir os interesses deles em causas que eles possam se juntar um dia.

7. Ajude seu filho a identificar sentimentos e resolver conflitos com autocontrole

Incentive seu filho a reconhecer os próprios sentimentos e forneça formas para que eles possam lidar com isso com controle (como contar até dez para se acalmarem ou respirarem fundo).

 

10 formas de você se manter próxima do seu filho enquanto trabalha

Bom exemplo é a melhor forma de educar

Conheça 7 maneiras de ensinar seu filho a ser grato